Header Ads Widget

Festival no ar Coquetel Molotov divulga programação de sua etapa em Belo Jardim



Lia de Itamaracá, Francisco El Hombre e Jurandex são algumas das atrações do line up do festival, que também realiza oficinas e mostra de cinema no município do Agreste entre os dias 17 e 20 de outubro

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o Festival No Ar Coquetel Molotov anuncia a programação completa de sua etapa em Belo Jardim, que ocorre de 17 a 20 de outubro em diversos locais e com uma grande programação musical no Parque do Bambu. Lia de Itamaracá, Francisco El Hombre, Romero Ferro (Garanhuns) Agda (Santa Cruz do Capibaribe), Rasga Mortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) são algumas das atrações confirmadas no line up do Festival, que em sua quarta edição no Agreste de Pernambuco acontece com uma programação completamente gratuita de shows, oficinas e Mostra Play the Movie no Cine Teatro Cultura.

Ícone incontestável da história da cultura popular brasileira, Lia de Itamaracá é sem dúvida uma das grandes atrações do No Ar Belo Jardim 2018. Seu nome, atrelado a ilha onde nasceu e vive há cinco décadas é sinônimo de perseverança e resistência, prerrogativas que deram à artista, ressonância internacional, indo além dos circuitos folclóricos, regional ou de cultura popular. Referência para o manguebeat, aos 72 anos, Lia e sua ciranda é inspiração para muitos e uma lenda viva de Pernambuco.

Formado pelos irmãos mexicanos Sebastián (bateria e voz) e Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz) e pelos brasileiros Juliana Strassacapa (voz), Andrei Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo), o quinteto Francisco El Hombre encontra na estrada e na vida cotidiana, suas grandes inspirações. Com letras em português e em espanhol, a banda se tornou uma peça fundamental na conexão latino-americana. O primeiro disco cheio da carreira, SOLTASBRUXA (2016), foi a peça que faltava para pavimentar o terreno de uma trajetória de sucesso, com centenas de apresentações internacionais, incluindo países como Cuba e México.

Apesar de ser considerado um artista novo, Romero Ferro já é dono de um currículo impressionante. Nascido em Garanhuns (PE), Romero estreou no cenário musical com o EP Sangue e Som. Em 2013, lançou cinco videoclipes no youtube e esses já somam mais de 1 Milhão de visualizações. Seu primeiro disco, o elogiado "Arsênico", de 2016, rendeu uma bela notoriedade ao cantor. “Pra Te Conquistar”, seu novo single produzido por Leo D e Patrick Torquato vem embalado em um formato de rara coesão no universo da música popular, pois além de um arranjo extremamente dançante, a música conta com uma letra caprichosamente bem construída que bate na tecla dos amores imperfeitos.  

De Caruaru, a banda Rasga Mortalha é uma das escolhidas deste ano na Seletiva  No Ar Belo Jardim. Em seu nascimento, eram como um trio de cordas e batuques: violão, viola caipira, cavaquinho, e pandeiro. Passaram por uma eletrificação com a adição do contrabaixista Igor Santos e, nessa terceira fase, com a entrada de Cássio Torres, a sanfona e o violão foram integrados às performances, trazendo uma espécie de regionalismo futurista, ao mesclar música psicodélica e uma MPB mais urbana.

Jurandex iniciou seus trabalhos em 2014, mas só em 2015 o artista de Belo Jardim (PE) conseguiu lançar sua primeira música. Seu álbum: Lado Negro, aborda questões sociais e utiliza como mote a conotação negativa que existe em torno da palavra “Negro” (“peste negra”, “magia negra”, “a coisa tá preta”) parafraseando o título do documentário “Preto Pobre Poeta e Periférico”, que narra a vida e a obra do poeta recifense Miró da Muribeca.

De Santa Cruz do Capibaribe, Agda é a voz feminina que representa o vigor sonoro do interior de pernambuco. Cantora versátil de afinação notável e com sotaque marcado, suas canções se apresentam no entrelaço de sons que variam da sanfona de oito baixos, ao cavaquinho, da flauta transversal e percussão ao contrabaixo e violas de seis e doze cordas. A música de Agda evidencia um diálogo entre composições com arranjos contemporâneos, conectados ao rock pernambucano, ao jazz e ao folk, com elementos rítmicos da nossa tradição, à exemplo do maracatu, ciranda e do coco.  

Poetisa e professora de literatura brasileira, foi ao ver os shows do Cordel do Fogo Encantado que Luna Vitrolira se interessou pelo mundo dos versos. Hoje, com uma sólida carreira como declamadora, Luna que vem rompendo as barreiras entre poesia e performance dando vida a páginas do seu livro “Aquenda – O amor às vezes é isso” será a apresentadora do No Ar Belo Jardim.

Com realização da Coda Produções Artísticas a quarta edição do festival em Belo Jardim conta com patrocínio da Baterias Moura e Ballantines e apoio do Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe, Player oficial Spotify.

Oficinas - Nos dias que antecedem os shows no Parque do Bambu, o Festival No Ar Coquetel Molotov - Etapa Belo Jardim realiza uma série de atividades que incluem oficinas técnicas e a quarta edição da Mostra Play The Movie na cidade. As oficinas e a mostra ocorrem no Cine Teatro Cultura e no auditório do IFPE, entre os dias 17 e 20 de outubro.

As atividades começam na quarta-feira (17), às 14h, com a oficina “Cidadania LGBT em discussão” que será ministrada por Maria Clara Araújo, na Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio. Símbolo do direito trans, Maria é graduanda em pedagogia pela UFPE. Ganhou projeção internacional após a publicação de seu "Manifesto Pela Igualdade: Sobre Ser Travesti e Ter Sido Aprovada Em Uma Universidade Federal."

Na quinta-feira (18), às 14h, o público terá a oportunidade de participar da Oficina de Fotografia, com Pri Buhr que é jornalista e desde 2005 trabalha como fotografia. Com diversas pesquisas e projetos relacionados à narrativas visuais, foi ganhadora do Prêmio Brasil de Fotografia 2013, na categoria Revelação. Também integra o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAMAM.

No mesmo horário, no IFPE, o Festival realiza uma oficina de imersão com o ESTESIA, grupo que surgiu com a proposta de repensar o jeito de se fazer shows de música, utilizando a arte e a tecnologia para transformar o papel dos artistas no palco e da plateia. Durante as apresentações do grupo, o público é convidado a interagir ativamente do show que é mais do que som e luz. O workshop também ocorre na sexta-feira, às 14h.

Às 15h, na sexta-feira, a cidade dos músicos irá receber a sua primeira Oficina de Vogue, estilo de dança de resistência e empoderamento que ganhou popularidade na década de 90, com as caras e bocas e movimentos dos braços em volta do rosto, no clipe “Vogue” de Madonna. A oficina será ministrada pelo pernambucano  Amethyst, que é pesquisador de Voguing e cultura Ballroom. A aula terá duração de duas horas, sendo inicialmente teórica, contextualizando a história e a resistência do voguing, seguida pela aplicação de movimentos básicos das categorias Old way e Femme, que serão demonstradas e vivenciadas no corpo, visando o estímulo da consciência corporal e as bases organizacionais. O workshop ocorre no Chaminé Recepções.

Cinema - Com patrocínio do Ministério da Cultura e a Baterias Moura, a Mostra Play The Movie chega a Belo Jardim pelo quarto ano consecutivo apresentando filmes que dialogam com música. Neste ano, além dos longa-metragens a serem exibidos em sessões a partir das 19h30 no Cine Teatro Cultura do Instituto Conceição Moura, o evento conta com uma seleção de videoclipes enviados via convocatória nacional.

A cada dia antes das sessões, de quarta a sexta, o público poderá assistir a clipes de artistas e bandas nacionais que enviaram seu material para exibição na tela grande. A seleção vai priorizar vídeos musicais com narrativas estéticas intrigantes e instigantes. A convocatória e seu regulamento está disponível online no site www.coquetelmolotov.com.br e está aberta para vídeos postados nos canais oficiais dos artistas no YouTube.

Desenvolvimento - Organização de investimento social privado, sem fins lucrativos, o Instituto Conceição Moura é mantido pelo Grupo Moura e promove ações de transformação social por meio da cultura e da educação cidadã. Sua missão é contribuir para transformar Belo Jardim, a 180 km do Recife, numa cidade melhor para se viver. Anualmente, 10 mil pessoas participam dos projetos e ações promovidas pelo Instituto, cujo nome é uma homenagem à empreendedora e co-fundadora do Grupo Moura, Conceição Moura.

Os projetos realizados possibilitam o desenvolvimento pessoal e social de crianças, jovens e adultos do município. O Instituto atua em parceria com organizações públicas e privadas e de forma articulada com a comunidade. Desta forma, apoia o desenvolvimento das pessoas por meio de metodologias que ajudam-as na superação dos desafios da vida pessoal e social, exercitando a cidadania, tendo em vista o engajamento na vida da comunidade na busca e partilha de soluções


Programação



Quarta - 17/10

Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio

14:00 - Oficina “Cidadania LGBT em discussão” com Maria Clara Araújo

Cine Teatro Cultura

19:30 - Mostra Play the Movie


Quinta - 18/10

Cine Teatro Cultura

14:00 - Oficina: Fotografia com Pri Buhr

19:30 - Mostra Play the Movie


IFPE

14:00 - Imersão com Estesia (PE)


Sexta - 19/10

Cine Teatro Cultura

19:30 - Mostra Play the Movie


IFPE

14:00 - Imersão com Estesia (PE)


Chaminé Recepções

15:00 - Oficina de Vogue


Sábado - 20/10

Parque do Bambu

A partir das 15h

Som Na Rural

Agda (Santa Cruz do Capibaribe)

Rasga Mortalha (Caruaru)

Mostra Vogue

DJ Milena Cinismo

Luna Vitrolira


Palco

Francisco, El Hombre (SP)

Lia de Itamaracá (PE)

Jurandex e convidados (Belo Jardim)

Romero Ferro (Garanhuns)


Serviço

Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim

De 17 a 20 de outubro

No Parque do Bambu – Belo Jardim

Acesso Gratuito

Patrocínio: Baterias Moura, Ballantines

Apoio: Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe


Realização: Coda Produções Artísticas


Postar um comentário

0 Comentários