Header Ads Widget

Encontro de Quadrilhas no Pré-Junino do Agreste encanta o público e inicia as festividades do São João de Limoeiro




Limoeiro já respira São João. Neste domingo (3), a chegada dos festejos juninos foi anunciada pelo Encontro de Quadrilhas do Pré-Junino do Agreste, na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Organizado pela Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (FEQUAJUPE) e apoiado pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, o espetáculo chegou à Princesa do Capibaribe pela primeira vez.


A fórmula do evento, que abre o Ciclo Junino do Estado e se converteu em um celeiro de grande expressão para o Movimento de Quadrilhas no Brasil, integra história, cultura, pioneirismo, atrações turísticas e público apaixonado. Entre os objetivos estão a difusão e a perpetuação das tradicionais festas juninas, de modo a defender a cultura e a manutenção do folclore. As tradições nordestinas vislumbram o festival como a principal atividade de antecipação às ações do ciclo junino em Pernambuco.

As quadrilhas juninas Mandacaru e Belas Rosas representaram a nossa cidade na festa e encantaram a plateia. Também participaram as quadrilhas Flor da Sulanca (Santa Cruz do Capibaribe/Vertente do Lério), Mistura Matuta (Caruaru), Luz do Candeeiro (Caruaru), Fulô de Mandacaru (Iati), Reviver (Jaboatão dos Guararapes), Renascer (Araçoiaba), Recriarte (Casinhas) e Sanfonear (Terezinha). Após as apresentações, o show da banda Expresso Forró, do Recife, fechou o espetáculo com chave de ouro.

De acordo com o gerente de cultura do município de Limoeiro, presidente da Quadrilha Junina Mandacaru e dirigente da FEQUAJUPE no Agreste, Jadenilson Gomes, sediar o Pré-Junino foi um desafio significativo para a Princesa do Capibaribe. Ao mesmo tempo, receber um evento de grande dimensão, com a participação de nove municípios no total, representou um fator de motivação para a gestão municipal. “Neste espetáculo, cada quadrilha mostra uma síntese daquilo que vai apresentar nos seus espetáculos. O Pré-Junino vem para somar forças, agregar valores e nos dar condições de mostrar que as quadrilhas juninas são grandes agentes culturais no Estado. Também queremos mostrar que o São João está além de concursos e de premiações. As tradições estão pautadas nos valores e na qualidade. Isso é nítido nessa congratulação e nessa confraternização entre as quadrilhas”, destaca.

Por sua vez, o presidente da FEQUAJUPE, Antônio Amorim, sublinha a interiorização do encontro de quadrilhas juninas. Antes restrita ao Recife, a cerimônia foi realizada no interior pernambucano pelo terceiro ano consecutivo. “Somos muito gratos à Prefeitura de Limoeiro por ter se sensibilizado com o nosso projeto e por ter nos apoiado. O evento foi um sucesso”, afirma.


A Quadrilha Junina Mandacaru de Limoeiro, que fez parte da articulação para a vinda do Pré-Junino à Porta do Agreste, teve como tema de sua apresentação as Incelenças, cantos fúnebres bastante presentes em nosso cotidiano e em nossa cultura. “A quadrilha veio mais adulta e mais cômica para este ano. O nosso tema é a Incelença. Nós nos inspiramos na obra do grande Luís Marinho. A Mandacaru preparou um espetáculo maravilhoso para 2018. As pessoas vão se encantar. Vamos batalhar para trazer títulos para a nossa cidade”, revelou o coreógrafo Valdeir Souza, destacando, também, os trabalhos dos projetistas Fábio Costa e Américo Barreto. A Mandacaru tem exibições marcadas para os dias 12 de junho, nas eliminatórias do Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste, e 19 de junho, nas eliminatórias do Concurso de Quadrilhas Juninas no Recife.

*Foto Wilker Matos

Postar um comentário

0 Comentários