Header Ads Widget

Confira 4 dicas para nunca mais ter baratas em casa




Em tempos de radicalismo de ideias e ações, um dos últimos fatos que ainda unem todos os lados é a aversão as baratas. Odiada e muitas vezes temida, a Blattaria, uma subordem de insetos que mede no máximo 10 centímetros, é uma praga que é melhor evitar que entre em casa do que remediar após a visita indesejada. Para não precisar correr atrás de barata (ou correr delas!) é bom seguir algumas dicas que irão garantir mais tranquilidade. Ao todo, são quatro sugestões simples e fáceis de executar que ajudarão a preveni-las.


Casa limpa: Esta dica é daquelas básicas, mas que faz toda a diferença. Sabe a louça que fica na pia alguns dias até localizar a vontade de lavá-la? O risco é que muitas vezes a barata encontra os pratos, copos e talheres antes de você. Os restos de comida na pia, no fogão e as migalhas caídas no chão ou cantinho do sofá são iscas perfeitas para as indesejadas. Outro local que é muito propício as baratas são os aparelhos de microondas, que costumam acumular restos de alimentos. A dica é sempre manter a limpeza de casa em dia, sem deixar locais sujos e engordurados. Sem "comida", as baratas não terão muitos motivos para fazer aquela visita indesejada.

Ralos (bem) tampados: Não é uma novidade que ralos e pequenos buracos são o paraíso para as baratas. Afinal, no encanamento do esgoto ficam restos de comida e matéria orgânica, que servem de alimento para muitos insetos, entre eles as baratas. Uma solução simples é comprar ralos com a opção de "abre e fecha". Já quem preferir não gastar dinheiro, a outra possibilidade é tampar o ralo com papel alumínio ou plástico filme. Importante lembrar que também existem outras saídas de encanamentos, menos visíveis, como as tubulações para escoar a água das máquinas de lavar roupa e louça.

Acabe com vazamentos: Aquela antiga história que os humanos aguentam muito mais tempo sem comida do que sem água também vale para quase todos os seres vivos, incluindo as baratas. No caso destes insetos, a situação é ainda mais extrema. Elas aguentam passar diversos meses sem comer nada, mas não resistem a poucos dias sem água. Por isso, as baratas optam por ficarem um locais úmidos e próximas a vazamentos e recipientes com água, como vasos de plantas. A dica é não manter água acumulada, consertar vazamentos e eliminar infiltrações nas paredes. São pequenas ações, que manterão as baratas bem longe da sua casa.

Pise sem dó: Se todas as prevenções acima falharem e as indesejadas baratas insistirem em aparecer, a solução mais rápida é, literalmente, pisar no inseto. Melhor ouvir o famoso ´crec´ e garantir que ela não se esconderá embaixo de algum móvel do que perde-la de vista. Caso o inseto consiga escapar, outra solução é usar um inseticida, que não são recomendados em ambientes com animais de estimação e crianças. O importante é não deixar o animal desaparecer dentro de casa, pois há o risco de colocar ovos e transformar sua residência no novo "lar doce lar" dele e de sua numerosa família. Vale lembrar que uma barata coloca entre 30 e 50 ovos por vez.


Guia Litoral UOL

http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/materias/confira_4_dicas_para_nunca_mais_ter_baratas_em_casa-4539-2018.shtml

Postar um comentário

0 Comentários