Header Ads Widget

Dia Mundial de Conscientização do Autismo mobiliza Princesa do Capibaribe



Em iniciativa inédita no município, a Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Especializado em Reabilitação – CER II -, celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na manhã desta segunda-feira (2), com um a passeata que culminou em palestra sobre o tema na Praça da Bandeira.A coordenadora Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Drª Arabela Veloso, abordou os sintomas mais comuns que incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

Hanna Cristina é mãe do Pedro Kauê, cinco anos. O garoto foi diagnosticado com autismo quando tinha apenas 12 meses de vida. “Lidar com um autista são descobertas diárias, luta contra o preconceito, respeito às diferenças e, principalmente, aprender com eles como nos tornarmos um ser humano melhor”.A Organização Mundial de Saúde – OMS - estima que 70 de milhões de pessoas no mundo tenham autismo, quantidade que dá uma proporção de um autista para cada 110 pessoas. Já no Brasil, a estimativa é de que 2 milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno.

A mãe de Felipe Almeida conta que descobriu o diagnóstico há pouco tempo. Atualmente, é mediadora dele na escola e faz todo o acompanhamento escolar do filho. “No início, precisei arregaçar as mangas para buscar terapia e ajuda. A equipe do CER auxilia no desenvolvimento dele porque lidar com uma criança autista não é fácil, estamos 24h atentos, mas a felicidade é imensa. No colégio traz bons resultados, se adapta aos conteúdos e aos colegas”, afirma Manuela. Felipe tem Síndrome de Asperger, transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de se socializar e se comunicar com eficiência.

O autismo é diagnosticado clinicamente através de uma observação do comportamento da criança e de uma entrevista com pais ou responsáveis. O tratamento é multiprofissional e envolve terapia psicológica, psicoeducacional, ocupacional, fonoaudiológica, orientação familiar, entre outros, tendo ou não medicações. Todos os serviços de Reabilitação são oferecidos pelo CER II em Limoeiro, localizado na Rua Padre Adauto Nicolau Pimentel, com horário de funcionamento das 7h às 17h.

Postar um comentário

0 Comentários