Header Ads Widget

Folha de limão - o bem que faz! A receita do chá




A gente sempre fala de chá de limão, chá de laranja, onde se usa a casca, o suco, os gomos mas, nos esquecemos de falar do chá das folhas. E acontece que as folhas dos cítricos têm uma enorme quantidade de óleos essenciais e outros componentes igualmente benéficos para seu organismo. Minha avó fazia chá de folha de laranjeira, e da flor, também. Aliás, a água da flor de laranjeira também é usada desde tempos imemoriais em rituais e na culinária assim como nas medicinas ancestrais, especialmente dos povos mediterrânicos. Bem, mas como eu dizia, minha avó fazia chá de folha de laranjeira quando tinha alguém nervoso em casa. Ela não fervia as folhas, usava só em infusão, e também não deixava a folha perdida dentro do bule - dizia que fermentava e ficava com gosto ruim.

O limão, a laranja, a mexerica, e todas suas variedades são todos primos da família Rutaceae e todos se chamam Citrus qualquer coisa. Citrus, em latim, quer dizer limão e assim, todas as frutas cítricas são parentes sendo o limão a mais cítrica de todas. Os frutos cítricos são originários do sudeste da Ásia - onde ainda é possível encontrar variedades silvestres - primitivas - de limoeiros. Também se usa, no Brasil, o limão-bravo (Siparuna apiosyce) que, apesar de ser de outra família botânica tem propriedades curativas semelhantes às dos limões. Existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém as mais conhecidas por nós, brasileiros, são: limão Tahiti (Citrus latifolia), Limão-Siciliano (Citrus limon) , Limão-Galego (Citrus aurantifolia), Limão-Cravo (Citrus limonia).

O limão Tahiti, que é um híbrido de lima-da-pérsia e limão-cravo, é o de maior expressão comercial. E o mais engraçado é que, de todos os tipos que nós, brasileiros chamamos de limão são, na verdade, limas. O único limão verdadeiro que temos por aqui é o Siciliano. Com sua riqueza em vitamina C e óleos essenciais, os cítricos são usados nas medicinas populares para tratamento de afecções respiratórias, enfraquecimentos do organismo, e até para afinamento do sangue pois, também são riquíssimos em antioxidantes. Mas, limões também são anti-inflamatórios e ajudam na redução da irritação do pulmão. Encontrei, pesquisando pela internet, algumas receitas de chás com folhas e flores de limão e laranja.


Greenme
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/4039-folha-de-limao-receita

Postar um comentário

0 Comentários