Header Ads Widget

Como surge a desagradável dor de barriga. Veja algumas dicas para tratar o problema



Em caso de dor de barriga, deve-se tentar identificar o local da dor porque ela geralmente surge por cima do órgão afetado. Por exemplo: Em caso de dor na barriga na parte de cima, a dor pode estar relacionada com o estômago, e neste caso deve-se buscar um remédio para o estômago. No entanto, o local exato da dor nem sempre é fácil de ser localizado e além disso, por vezes, pode começar num órgão e irradiar para outro. Mas algumas possíveis causas da dor, de acordo com a região que está dolorida são:

Dor de barriga constante

O que pode ser: sinal de gastrite ou úlcera gástrica quando surge na região superior da barriga, mas também pode indicar inflamação no intestino ou vermes intestinais, por exemplo.

O que fazer: tomar chá de camomila ou erva-Luísa 2 a 3 vezes por dia e, caso a dor não diminua em 24 horas, consultar o médico.

Dor de barriga e febre

O que pode ser: normalmente é sinal de infecção e, por isso, se a dor surgir na região superior, pode indicar uma gastroenterite, enquanto se aparecer na região inferior da barriga pode indicar uma infecção urinária ou apendicite, por exemplo.


O que fazer: iniciar uma dieta leve com alimentos cozidos e sem condimentos, e ir ao médico porque pode ser necessário tomar antibióticos para eliminar a infecção.

Dor de barriga e diarreia


O que pode ser: pode estar relacionado com algum alimento que foi ingerido e que poderia estar estragado, mas também pode indicar inflamação do intestino, cólon irritável, sensibilidade ao glúten ou Doença de Crohn.

O que fazer: beber bastante água durante o dia para equilibrar a perda de líquidos pela diarreia e consultar um gastrenterologista caso a diarreia se mantenha por mais de 24 horas. Também é recomendado tomar o soro caseiro. Veja como preparar em: Receita de soro caseiro.

Dor de barriga e vômitos


O que pode ser:
os vômitos podem estar associados a vários problemas abdominais, como gastroenterite, problemas na vesícula ou apendicite, por exemplo.

O que fazer: evitar frituras, alimentos condimentados, comidas industrializadas e refrigerantes nos primeiros 2 dias e ir ao médico caso surjam mais de 2 episódios de vômitos.

Dor de barriga no lado direito inferior

O que pode ser: normalmente é sinal de apendicite, especialmente quando a dor começou perto do estômago e se deslocou para o lado inferior direito da barriga. Porém também pode indicar excesso de gases, irritação intestinal ou problemas nos ovários, por exemplo.

O que fazer: é recomendado fazer uma massagem abdominal para tentar liberar gases intestinais, no entanto, caso a dor fique mais forte, piore ao tossir ou dure mais de 2 dias deve-se ir ao pronto-socorro.

Dor de barriga e gases


O que pode ser: A dor na parte de baixo da barriga, com barulhos e gases geralmente indica presença de gases presos e prisão de ventre.

O que fazer: tomar o chá de sene, caminhar por 20 minutos e se não melhorar, tomar 1 comprimido de carvão vegetal para eliminar os gases. Veja mais dicas em: Remédio caseiro para gases.

Dor de barriga depois de comer


O que pode ser: quando a dor é na parte do meio, superior, pode indicar gastrite ou úlcera, mas se houver dor na parte inferior da barriga e diarreia ou gases, pode indicar uma certa intolerância ao alimento ingerido.

O que fazer: se suspeita de gastrite, experimente tomar o chá de espinheira santa antes das refeições, e se suspeita de dificuldade na digestão de algum alimento, marque uma consulta com um alergologista.
A dor na barriga também pode surgir em momentos de ansiedade e nervosismo, nesse caso deve-se acalmar tomando um suco de maracujá ou chá de camomila e tentar controlar as emoções.

Quando ir no médico

Deve-se ir ao médico sempre que a dor de barriga for muito forte, demore mais de 3 dias para passar ou apresente outros sintomas como febre e vômitos persistentes.

Veja como ajudar o médico: O que falar para o médico na consulta.

Dor de barriga na gravidez

A dor de barriga na gravidez é um sintoma frequente que não prejudica o bebê, mas que pode causar muito incômodo para a mulher, sendo normal devido às alterações que o corpo da grávida sofre. Assim, no caso de dor de barriga na gravidez é recomendado que a grávida repouse deitada durante alguns minutos e tome um banho quente, de forma a que os músculos relaxem.

Porém, caso a dor de barriga se mantenha ou surjam outros sintomas como diarreia, vômitos ou febre é recomendado consultar o obstetra ou ir ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado. Saiba mais em: O que fazer quando sentir dor abdominal na gravidez.

Dor de barriga em bebê

A dor de barriga em bebê geralmente é causada por cólicas, e por isso, o que se pode fazer é uma massagem na barriga do bebê para ele soltar os gases. Além disso, pode-se oferecer uma pequena quantidade de chá de funcho e erva-cidreira, pois elas possuem propriedades antiespasmódicas que aliviam as cólicas e facilitam a digestão. Caso o bebê fique muito incomodado, ou apresente outros sintomas como febre ou diarreia intensa, é aconselhado informar ao pediatra.

O que comer na dor de barriga

O que se deve comer na dor de barriga são legumes cozidos, como batata ou cenoura, fruta cozida ou assada, canja ou sopas mornas. Além disso, alguns chás, como camomila, cidreira ou aroeira por exemplo, têm propriedades que ajudam a aliviar as dores de barriga.

Uma sugestão de dieta em caso de dor de barriga pode ser:

Café da manhã - chá de camomila com 2 torradas e uma pêra cozida.
Almoço - purê de batata, abóbora e cenoura com frango cozido e para sobremesa, uma maçã cozida.
Lanche - 1 vitamina de banana com leite de arroz.
Jantar - Canja e purê de maçã e pêra.


Apesar da dor de barriga diminuir o apetite, é importante fazer refeições de 3 em 3 horas para fortalecer o sistema imune e evitar que o estômago libere ácido enquanto está vazio, piorando a dor.



Cidade Verde

https://cidadeverde.com/noticias/204282/como-surge-a-desagradavel-dor-de-barriga-veja-algumas-dicas-para-tratar-o-problema

Postar um comentário

0 Comentários