Últimas Notícias

Será que Jesus nasceu mesmo em 25 de Dezembro: Leia o texto reflexivo



A Bíblia não informa a data do nascimento de Jesus Cristo. Isso é comprovado pelas obras de referência a seguir:

“"A verdadeira data do nascimento de Cristo é desconhecida."” — New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica).

“"Não se sabe a data exata do nascimento de Cristo."” — Encyclopedia of Early Christianity (Enciclopédia do Cristianismo Primitivo).

Embora a Bíblia não informe diretamente quando Jesus nasceu, ela fornece duas evidências que já convenceram muitas pessoas de que ele não nasceu em 25 de dezembro.
Não no inverno *

O censo: Pouco antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando “"que toda a terra habitada se registrasse"”. Todos tinham de se apresentar “"na sua própria cidade"”, o que em alguns casos poderia envolver uma viagem de uma semana ou mais. (Lucas 2:1-3) Essa ordem — provavelmente emitida com o objetivo de arrecadar impostos e recrutar pessoas para o Exército — já causaria insatisfação no povo em qualquer época do ano. Assim, é pouco provável que Augusto provocasse seus súditos ainda mais por obrigar muitos deles a fazer longas viagens na época do inverno.

As ovelhas: Os pastores estavam “"vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos"”. (Lucas 2:8) O livro Daily Life in the Time of Jesus (A Vida Diária na Época de Jesus) observa que os rebanhos ficavam ao ar livre da “"semana antes da Páscoa [no fim de março]"” até meados de novembro. Daí, acrescenta: “"Eles passavam o inverno em abrigos; e só com base nisso podemos ver que é improvável que a data tradicional do Natal esteja certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos."”

No início do outono *

Podemos calcular a data aproximada do nascimento de Jesus fazendo uma contagem regressiva a partir de sua morte. Ele morreu durante a Páscoa judaica, em 14 de nisã da primavera * de 33 EC. (João 19:14-16) Jesus tinha cerca de 30 anos no início de seu ministério. Assim, visto que seu ministério durou três anos e meio, podemos dizer que Jesus nasceu no início do outono do ano 2 AEC. — Lucas 3:23.
Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

Se não existem provas de que Jesus Cristo tenha nascido em 25 de dezembro, por que o Natal é comemorado nessa data? De acordo com a Enciclopédia Barsa, ela provavelmente foi escolhida pelos líderes da Igreja para que “"coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada ‘ao nascimento do sol inconquistado’, que comemorava o solstício do inverno"”. Segundo a obra The Encyclopedia Americana, muitos eruditos acreditam que essa data foi escolhida “"para que o cristianismo fizesse mais sentido para os pagãos convertidos"”.



JW
https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/quando-jesus-nasceu/

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.