Propaganda

Últimas Notícias

Condepe/Fidem estuda contribuição do turismo na economia de Pernambuco


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem está produzindo um estudo específico sobre a participação do turismo na economia do Estado, dentro da ótica da representatividade do setor no Produto Interno Bruto (PIB) Estadual. O resultado geral será apresentado conforme a estrutura de divulgação do PIB estadual, mostrando como cada setor contribui para o turismo. Equipe de Contas Regionais da entidade vai participar nos próximos dias de reunião no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no Rio de Janeiro, que, entre outras temas, abordar este trabalho.

O diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, comentou que este estudo é uma alternativa para agilizar a publicação de estatísticas que constam do documento Contas Satélite. Ele explica que a Condepe/fidem está desenvolvendo estudos metodológicos nesta linha, dentro de um enfoque mais desagregado do que o que normalmente é divulgado com o PIB geral do Estado. "Este método já foi desenvolvido no Rio Grande do Sul e pelo IBGE, a partir da análise do valor Adicionado Bruto do Estado, regiões do turismo e municípios", registrou o gestor. Maurílio Lima disse que este estudo é mais um subsídio à elaboração de políticas públicas que venham potencializar as atividades turísticas e que a produção de estatísticas sobre o setor e a análise das características regionais podem auxiliar num melhor uso dos potenciais turísticos.

Estes dados já interessam à Secretaria de Turismo (Setur), que propôs recentemente uma parceria para a interface de informações, cujo resultado deve incrementar os estudos e pesquisas desenvolvidos nos dois órgãos, além de auxiliar no planejamento das políticas públicas voltadas para o turismo. Uma primeira reunião entre equipes que trabalham com estatísticas do turismo ocorreu essa semana, quando os técnicos da secretaria estiveram na sede da Condepe/Fidem. "Temos a Condepe/Fidem como entidade de referência em estudos. É muito importante esta parceria para nossas pesquisas", falou o Superintendente de Projetos Estratégicos da Setur, Hamilton Falcão. Atualmente existem três regiões com o turismo acentuado em Pernambuco de acordo com a secretaria : Recife, Ipojuca e Fernando de Noronha.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.