Header Ads Widget

Restaure seu PC com Windows 10 para resolver problemas ou para ganhar performance



Muito tempo atrás, fazer um reparo em um PC com Windows era algo de outro mundo. Mais precisamente do mundo da galera que trabalha com TI ou com manutenção de micro, porém, hoje em dia, qualquer usuário comum pode fazer uma restaurar no Windows de forma simples e rápida e, quem sabe, dessa maneira, ajustar erros do sistema operacional ou ainda pode melhorar de foram considerável a performance de sua máquina. A ideia aqui é restaurar o PC e não fazer uma instalação do Windows do zero, a chamada instalação limpa. Podemos comparar o “Restaurar o PC” com o famoso Master Reset tão comumente usado em smartphones, seja ele um telefone com Windows, Android ou qualquer outro S.O.


O que a restauração vai promover é a reinstalação do sistema operacional. Ela também irá eliminar qualquer configuração que tenha sido feita pelo usuário e aplicativos que não sejam os originalmente instalados no S.O., como por exemplo browsers que não o Edge, editor de fotos ou qualquer outro programa. senhas salvas, cookies, históricos e dados desse tipo também serão apagados, mesmo quando o usuário escolhe manter seus arquivos. Falando nisso, vamos dar uma olhadinha na diferença entre os dois modos de restauração do Windows 10. Indo até as Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Restaurar o PC e clique em “Começar agora”. Feito isso, chegou a hora de fazer a seguinte escolha: Manter meus arquivos ou Remover tudo.

Manter meus arquivos é uma opção que irá remover aplicativos e configurações, mas manterá seus arquivos pessoais. O sistema fará um pequeno backup dos seus arquivos pessoais e os deixará disponíveis logo após a finalização do processo. Já no caso do remover tudo, o próprio nome já diz do que se trata. O melhor é sempre apagar tudo, pois, se o problema detectado estava justamente em um arquivo pessoal, ele voltará a apresentar problemas em breve, no entanto, não confunda a opção de apagar tudo com a instalação limpa do Windows. Essa é outros quinhentos… mas, de qualquer forma, recomendamos que você faça um backup e uma unidade externa e o restaure depois de limpar tudo via restauração. Depois de finalizado o processo o Windows dá uma forcinha para que você reinstale os programas que estavam instalados antes da restauração ao oferece um .txt na área de trabalho com uma lista dos programa deletados. 

Já no caso das configurações, tudo voltará ao padrão de fábrica. Essas mesmas opções podem ser usadas para sair daquele momento em que o Windows 10 entra em um modo de “reparação automática” e, por muitas vezes, não consegue concluir a reparação, então, escolha as opções avançadas e depois escolha restaurar o PC e selecione um dos dois modos que citamos acima. Caso este procedimento não resolva seus problemas, então, recomendamos levar sua máquina a um técnico ou assistência técnica para um diagnóstico mais preciso.

Postar um comentário

0 Comentários