Header Ads Widget

Insuficiência respiratória - O que é, causas, sintomas, diagnóstico



O que é insuficiência respiratória: A insuficiência respiratória é uma condição na qual oxigênio não passa dos pulmões para o sangue em quantidades suficientes. Os órgãos do corpo, como coração e cérebro, precisam de sangue rico em oxigênio para funcionar bem. 

Causas da insuficiência respiratória: Certas doenças e condições que prejudicam a respiração podem causar insuficiência respiratória. Essas doenças e condições podem afetar os músculos, nervos, ossos ou tecidos que ajudam a respiração, ou podem afetar o pulmão diretamente. Quando a respiração é prejudicada, os pulmões não conseguem facilmente mover oxigênio para o sangue e remover o dióxido de carbono nele (troca de gases). Isso pode fazer como que o sangue fique com nível baixo de oxigênio ou alto de dióxido de carbono, ou ambos. Insuficiência respiratória pode ocorrer como resultado de: 

* Condições que afetam os nervos e músculos que controlam a respiração. Exemplos dessas condições incluem distrofia muscular, esclerose amiotrófica lateral, lesões na medula espinhal, e derrame.
* Danos aos tecidos e costelas envolvendo os pulmões.
* Problemas na espinha, como escoliose, que podem afetar os ossos e músculos usados na respiração.
* Overdose de drogas e/ou álcool. Isso afeta a área do cérebro que controla a respiração.
* Doenças pulmonares como doença pulmonária obstrutiva crônica, pneumonia, síndrome do desconforto respiratório agudo, embolia pulmonar, e cibrose cística. Essas doenças podem afetar o fluxo de ar e sangue para dentro e fora dos pulmões.
* Lesões pulmonares agudas, como por exemplo inalar gases danosos ou fumaça que podem lesionar os pulmões.

Sinais e sintomas da insuficiência respiratória

Os sinais e sintomas da insuficiência respiratória dependem da causa por trás dele e níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Baixo nível de oxigênio no sangue pode ocasionar falta de ar, a sensação de que não consegue inalar o suficiente. Se o nível de oxigênio estiver muito baixo, a pele, lábios e unhas podem ficar azulados. Alto nível de dióxido de carbono no sangue pode ocasionar respiração rápida e confusão.

Algumas pessoas que têm insuficiência respiratória podem ficar muito sonolentas ou perder a consciência. Elas também podem desenvolver arritmias cardíacas. Esses sintomas podem ocorrer se o cérebro e coração não estiverem recebendo oxigênio suficiente.

Diagnóstico da insuficiência respiratória

O médico fará o diagnóstico da insuficiência respiratória baseado no histórico médico, exame físico e resultados de testes. Assim que insuficiência respiratória for diagnosticada, o médico procurará pela sua causa. 

Os testes para diagnóstico de insuficiência respiratória podem incluir:

* Oximetria de pulso, no qual um sensor é colocado no dedo ou orelha para estimar a quantidade de oxigênio no sangue.

* Gasometria arterial, que mede os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue através de amostra de sangue.

O médico pode pedir outros testes, como raio-x do peito, para ajudar a descobrir a causa por trás da insuficiência respiratória. Se o médico suspeitar que o paciente tem arritmia em decorrência de insuficiência respiratória, ele pode recomendar eletrocardiograma.





Postar um comentário

0 Comentários