Header Ads Widget

Android 8 vai poder ser instalado mesmo que não exista espaço



Uma das razões pelas quais as atualizações dos sistemas operativos não conseguem ser instaladas é a falta de espaço. A solução passa sempre por eliminar dados do utilizador, o que nem sempre é pretendido ou desejado. A Google parece ter conseguido ultrapassar esse problema e o Android 8 e seguintes vão poder ser instalados mesmo que não exista espaço nos equipamentos. Para resolver de vez os problemas de espaço com as atualizações do Android, a Google apresentou agora documentação que mostra uma nova funcionalidade que vai chegar com o Android 8. Depois de ter apresentado no Android 7 a utilização de duas partições o sistema operativo (Seamless Updates), que permitem a sua instalação sem que o utilizador tenha de esperar, surgem agora as atualizações diretas (streaming updates) e que deixam de requerer espaço de armazenamento no smartphone.

Estas atualizações passam a ser descarregadas diretamente da Internet e são escritas diretamente na partição que não estiver a uso, preparando-a para ser usada no arranque. A Google indica que uma atualização que ocuparia 1GB de armazenamento temporário passa a ocupar apenas 100KB, registando apenas alguns ficheiros de metadados. Por agora apenas os Pixel da Google vão poder usar esta novidade, uma vez que são os únicos smartphones preparados com duas partições para sistema operativo. Esta funcionalidade poderá ser usada por qualquer fabricante mais tarde.

Para poder ser usada requer que o smartphone tenha o Android 7 ou posterior e há ainda a necessidade de atualização do Google Play Services, algo que deverá surgir em breve, ainda antes da chegada do Android 8. Com esta novidade a Google garante que o Android pode ser atualizado sem necessitar de eliminar dados do utilizador. Comparativamente, o iOS eliminará aplicações para garantir esse espaço. Este é mais um passo para simplificar um processo que, não sendo complicado, acaba por ser uma dor de cabeça para os utilizadores.

Postar um comentário

0 Comentários