Últimas Notícias

Dia Mundial da Saúde Ocular




A data 10 de julho marca o Dia Mundial da Saúde Ocular. Dentre os principais objetivos estão repassar informações sobre os cuidados com os olhos e reforçar a importância da prevenção para identificar e tratar precocemente doenças como catarata e glaucoma.   Dentre os hábitos que colaboram para manter a saúde dos olhos, destacam-se higiene e proteção. Lavar sempre as mãos antes e depois do contato com os olhos, usar óculos escuros para se proteger da radiação solar e proteger os olhos de faíscas, objetos pontiagudos e cortantes são algumas precauções. “Somamos a isso a importância da consulta regular para a realização de exames específicos e não utilizar colírios, óculos ou lentes de contato sem prescrição médica”, reforça a oftalmologista Bruna Ventura, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE).

Os cuidados com a saúde ocular começam na infância. Além do teste do olhinho – que previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma e infecções – é fundamental que o bebê passe pela consulta oftalmológica a cada seis meses nos dois primeiros anos de vida e pelo menos uma vez ao ano após esse período. “Os problemas na visão podem prejudicar o desenvolvimento da criança e seu desempenho escolar. Sintomas como dores de cabeça também precisam ser relatados ao oftalmologista, pois podem indicar miopia, hipermetropia e ceratocone”, destaca. 

A recomendação da consulta anual também se aplica aos adultos, com ou sem a presença de sintomas. “É sempre bom lembrar que o sucesso no tratamento tem relação direta com o diagnóstico precoce”, enfatiza a oftalmologista. Doenças pré-existentes, como hipertensão e diabetes, também podem provocar o aparecimento de doenças oculares e requerem acompanhamentos regulares. “Em todos os casos, é importante ter conhecimento do histórico familiar, pois ele é, na maioria das vezes, um indicador do risco aumentado para determinadas doenças”, finaliza.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.