Header Ads Widget

7 formas diferentes de usar o carvão nas tarefas de casa



Além de servir para preparar fogo e adubo no jardim, o carvão pode ser muito útil em outras situações, como clarear os dentes ou eliminar maus odores. Muitos acreditam que o carvão é utilizado apenas para acender o fogo e preparar um churrasco, ou até mesmo para aquecer a casa. No entanto, esse mineral possui muito mais utilidades do que se pode imaginar. Este artigo apresenta as principais funções do carvão, que poderá se tornar um grande aliado da dona de casa.

Utilização do carvão em casa: O carvão é um elemento que não pode faltar em casa, uma vez que serve como purificador de ar, adubo para o jardim, e até mesmo para desenhar com as crianças.

Eis uma lista de sua aplicação:

1. Eliminar o mofo: Para problemas com umidade, usa-se o carvão para eliminar o mofo. Quando há pequenos vazamentos em paredes, tetos ou pisos, não adianta ventilar ou limpar cuidadosamente. É necessário remover o mofo por completo. Banheiros, lavabos e porões são os ambientes mais propensos à umidade e ao cheiro desagradável. A boa notícia é que o carvão pode ajudar a remover totalmente a umidade. Uma vez limpos com água sanitária, bicarbonato de sódio ou vinagre, o próximo passo é deixar o carvão fazer o seu trabalho. Para tanto, basta colocar uma bacia com alguns pedaços nas áreas afetadas, como embaixo da cama, no armário ou na lavandaria. O carvão absorverá a umidade e se tornará cada vez menor até desaparecer. Quando isso acontecer, deve-se repetir o procedimento.

2. Ajudar na horta e no jardim: Cuidar do jardim ou horta demanda muito trabalho e nem sempre os resultados são satisfatórios. É hora de recorrer a este excelente jardineiro natural. Por exemplo, quando o composto tem um odor de amônia, é porque necessita de carbono. Então, mistura-se um pouco de carvão com resíduos orgânicos. Quebrá-lo em pequenos pedaços e espalhá-lo sobre a grama, os talos das flores e árvores fará com que as plantas permaneçam úmidas todo o tempo e eliminará ervas daninhas.usos-do-carvao-em-casa Para maior durabilidade das flores em casa, deve-se colocar o carvão no fundo do vaso, despejar a água ou terra e, em seguida, as plantas. É especialmente recomendado para as orquídeas (muito sensíveis e delicadas) que se beneficiam com a alcalinidade que o carvão fornece.

3. Purificar a água: O carvão capta as impurezas encontradas na água (resíduos industriais, produtos químicos, pesticidas, etc…). Portanto, é recomendado para uso em residências onde a qualidade hídrica não é boa. Também pode ser usado durante acampamentos para filtrar a água de córregos ou rio. Ressalta-se que esse processo não elimina bactérias, vírus ou minerais.

4. Conservar móveis e ferramentas: Não é tão fácil como parece retirar as manchas ou imperfeições de móveis ou pisos de madeira escura. Para evitar recorrer a um especialista pode-se esfregar a superfície com carvão e “encobrir” o problema até esteja consertado completamente. No caso de ferramentas utilizadas e das que estão gastas, utiliza-se para prevenir a oxidação. É perfeito para utensílios de jardim. Esfrega-se o mineral diretamente após o uso ou coloca-se um pedaço de carvão na caixa onde ficam armazenados.

5. Eliminar os odores: O carvão é muito eficaz para retirar o mau cheiro da geladeira, lixeiro e recipiente de roupa suja. Como acontece com a umidade, este elemento miraculoso tem a capacidade de absorver odores fortes de determinados espaços. Coloca-se em uma tigela ou em um saco de organza um punhado de carvão e deposita-se nos lugares onde cheira mal. E não haverá mais preocupação com o cheiro da casa.

6. Branquear os dentes: Para obter dentes perfeitamente brancos como os que aparecem nos comerciais de creme dental você poderá usar o carvão, uma vez que é um dos melhores remédios caseiros que existem. À primeira vista pode parecer estranho, mas depois que experimentar esta receita, você deixará de se preocupar com o aspecto dos dentes. Basta triturar um pedaço de carvão em uma tigela e umedecer a escova de dentes. Passar a escova no carvão triturado e escovar como de costume. Esfregar bem as áreas mais manchadas. Enxaguar com água morna e repetir todos os dias.

7. Desenhar com sua família: Durante o inverno ou tempo chuvoso, as crianças sempre ficam entediadas dentro de casa. Para entretê-las os pais poderão estimular os filhos a desenhar com o carvão no papelão ou papel. Os pais se surpreenderão com os dotes artísticos das crianças. Mas cuidado para não “deixar a sua marca” nas paredes, móveis ou pisos, pois pode ser difícil remover as manchas! No verão, quando os pequenos estão de férias, poderão usar o carvão para desenhar na calçada. Podendo brincar de amarelinha, por exemplo, um entretenimento que amamos quando criança.

O carvão também é utilizado como:

Antídoto contra substâncias venenosas
Alívio do inchaço abdominal e flatulências.
Desintoxicante digestivo.

Pomada para picadas e mordidas.

Via Dicas da Maria em: https://dicadamaria.net/post-9709/

Postar um comentário

0 Comentários