Últimas Notícias

Aprenda 7 truques para remover a ferrugem com ingredientes caseiros



Não é necessário descartar peças de metal enferrujadas, já que alguns truques nos permitem limpá-las e remover a ferrugem, deixando-as como novas. É comum que algumas peças de metal comecem a acumular ferrugem com o passar do tempo. Seu uso contínuo, a exposição à umidade e a falta de cuidados fazem com que esses objetos se deteriorem pouco a pouco e reduzem sua vida útil. Em termos gerais, o óxido ou a ferrugem são o resultado da oxidação que o ferro sofre quando entra em contato com a água. Isso causa um dano significativo na peça e, às vezes, há pessoas que podem sofrer uma série de reações alérgicas. 

Por sorte, não é necessário descartar peças de metal enferrujadas, já que alguns truques nos permitem limpá-las e remover a ferrugem, deixando-as como novas. Em primeiro lugar, é importante identificar a presença de ferrugem nos objetos domésticos, já que quanto mais rápido você eliminá-la menos oportunidade ela terá de se espalhar e corroer toda a peça. Se você comprovar este problema, tente experimentar alguns métodos caseiros antes de recorrer aos produtos químicos que são vendidos no mercado. Neste espaço compartilhamos com você os 7 métodos mais eficazes para que você os coloque em prática em todos os objetos em que sejam necessários.


1. Bicarbonato de sódio para remover a ferrugem: O bicarbonato de sódio é um dos melhores produtos para limpar muitos dos elementos da nossa casa. Suas qualidades antimicrobianas e abrasivas ajudam a remover o excesso de óxido enquanto recuperam o estado normal da peça de metal.

Como utilizá-lo? Umedeça um pouco de bicarbonato de sódio com água e aplique-o sobre os objetos danificados pela oxidação. Esfregue-o com uma escova de dentes ou mesmo com uma esponja que não vá arranhar a peça de metal.

2. Vinagre de maçã: Os ácidos do vinagre de maçã atuam de forma eficaz contra a ferrugem que vai se acumulando sobre as peças de ferro.

Como utilizá-lo? Despeje vinagre de maçã em um recipiente e certifique-se de cobrir o objeto que você quer limpar. Deixe-o de molho no vinagre a noite toda e no dia seguinte esfregue o objeto com a ajuda de uma escova de dentes ou esponja abrasiva. Se você notar que a ferrugem continua incrustada, deixe o objeto de molho mais algumas.

3. Limão: O ácido cítrico do limão e seus óleos essenciais servem para remover as manchas de ferrugem que aderem à roupa, às portas e a outros tipos de superfícies.

Como utilizá-lo? Pulverize um pouco de sal sobre a área que deseja tratar e esfregue sobre ela uma boa quantidade de suco de limão. Quando se tratar de uma roupa, mergulhe-a em uma bacia com água quente em abundância e com rodelas de limão fresco.

4. Melaço: O melaço é um extrato da cana de açúcar que geralmente é utilizado para adoçar e elaborar vários remédios naturais.

Como utilizá-lo? Dissolva um quarto de copo de melaço (85 g) em dois litros de água, coloque o objeto de molho durante toda noite e lave-o no dia seguinte. Repita o mesmo processo se a ferrugem não desaparecer com a primeira aplicação.

5. Batata crua: O ácido oxálico que a batata contém é um agente muito eficaz na eliminação da ferrugem. Sua aplicação sobre os objetos ou roupas danificadas ajuda a repará-las quase de imediato.

Como utilizá-la? Descasque uma batata, rale bem e esfregue-a sobre as áreas afetadas. Se você quiser obter resultados melhores pode potencializar seus efeitos com um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre.

6. Fogo: Alguns objetos metálicos podem ser submetidos a altas temperaturas sem que isso os deforme ou cause danos a eles. Se for este o caso de seus elementos enferrujados, teste este método de aquecimento para restaurá-los.

Como fazê-lo? Depois de certificar-se de que o seu objeto não tem peças plásticas ou pinturas inflamáveis, submeta-o ao calor até que esteja quase vermelho. Ao retirá-lo, bata nele com um objeto pesado ou uma ferramenta que não mude sua forma.
Mantenha as mãos protegidas para não correr o risco de sofrer queimaduras.

7. Papel alumínio: Um simples pedaço de papel alumínio pode ser útil para remover as manchas de ferrugem de muitos elementos de ferro ou aço.

Como utilizá-lo? Corte o papel de alumínio em vários pedaços, mais ou menos de três centímetros quadrados, e mergulhe-os em água. Esfregue o papel de alumínio sobre o ferro enferrujado e troque-o cada vez que seja necessário. Desde o primeiro momento você notará que a ferrugem é reduzida e o objeto recupera o seu brilho.

Como você pode notar, não é preciso recorrer a produtos químicos caros e prejudiciais para dizer adeus a este problema irritante. Experimente os truques citados aqui e seja mais amigável com o ambiente.

Via Dica da Maria em: https://dicadamaria.net/post-9101/

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.