Header Ads Widget

Curso Kannon de Japonês em Limoeiro é destaque Internacional



A cidade de Limoeiro é referência no ensino da língua japonesa. Desde 1985 a Mokiti Okada Association (MOA) desenvolve um importante trabalho sobre a língua oriental, tendo Sheila Barros como implantadora e presidente desse projeto. O curso Kannon de Língua e Cultura Japonesa (que surgiu em 2005) é o grande destaque da MOA, ensinando aos alunos várias atividades culturais como Origami (dobrar papeis para representar seres ou objetos), Oshibana (desidratar flores para trabalhos artísticos), Bontemai (Cerimônia do Chá), Temari (bolas feitas com seda, algodão), entre outras, mostrando diversas atividades voltadas ao Japão, com aulas bem dinâmicas, com cartões, imagens, data show, entre outros.

O curso Kannon de Língua e Cultura Japonesa é ministrado nas seguintes escolas municipais: João Heráclio Duarte (sede principal do curso), Cônego Deusdedith (Urucuba) e Marechal Castelo Branco (Mendes), além dos polos de Ribeiro do Mel (Escola Municipal Aluízio de Aquino e Silva), Biblioteca do Sesi – Indústria do Conhecimento e Biblioteca Pública Municipal. Atualmente o projeto conta com 508 alunos, uma coordenadora, cinco monitores de língua japonesa, cinco monitores de cultura japonesa e três monitores de Temari. O MOA de Limoeiro tem parcerias com o Consulado Geral do Japão em Recife, da Embaixada do Japão no Brasil, a Fundação Japão de São Paulo, a Associação Cultural Japonesa de Recife, a Federação Cultural Nippo Brasileira da Bahia, além de vários órgãos governamentais de ensino da língua japonesa do país. Jefferson Gino, única pessoa do Nordeste a participar do intercâmbio para o Japão neste ano, contou sobre a experiência no mundo oriental. 

Ele ressaltou a receptividade e hospitalidade do povo japonês, além do respeito ao próximo, que é ensinado desde a infância. Também disse que aprovou a culinária local, além de enfatizar o deslocamento para outros lugares, onde o serviço público de transporte é marcado pela pontualidade e rapidez, especialmente pelos trens-bala. Sheila Barros afirmou que o prefeito Joãozinho sempre apoiou o projeto, enfatizando que ele fará uma visita ao Consulado Japonês do Recife na próxima segunda-feira (20). Ela também ressaltou que Limoeiro é a única cidade no Brasil a inserir o ensino do japonês na sala de aula, lembrando ainda que tudo que acontece nas escolas é repassado para o Consulado Japonês, que sempre visita Limoeiro para acompanhar o andamento do MOA. 

Os monitores escolhidos para ministrarem as aulas devem gostar bastante da língua japonesa, pois é preciso muito conhecimento e disposição para enfrentar esse desafio. Já o aluno deve buscar mais experiências fora da escola para aprimorar sua fluência no idioma. Outro ponto que Sheila destacou foi sobre a falta de um curso de Graduação na área de Letras em Japonês, que seria muito bom para o município, pois seria importante para a formação de várias pessoas, sendo um passo importante para a inserção de várias pessoas no mercado de trabalho.

Danilo Oliveira
Departamento de Imprensa


Postar um comentário

0 Comentários