Header Ads Widget

Microsoft celebra 15 anos do 1º Xbox

Há 15 anos atrás, a Microsoft lançou seu primeiro console de Xbox. O console original incialmente significava a abreviação de “caixa (box) com DirectX“. Ele foi concebido como uma forma de trazer o poder dos jogos da Microsoft para ganhar a vida em um aparelho autônomo. Mas essa não era a primeira investida da Gigante dos Softwares na plataforma de games. Antes do primeiro Xbox, a Microsoft criou uma plataforma de software que era utilizada no videogame Sega Dreamcast.

Baseado no Windows CE, esta plataforma usufruía dos gráficos DirectX e tecnologias de som e foi projetada para tornar mais fácil portar os jogos do Windows para o console. Nunca descolou de forma significativa, assim como o próprio Dreamcast. Então a Microsoft decidiu criar o seu próprio console, Xbox. O primeiro Xbox foi lançado em 2001 e foi basicamente um PC dentro de uma caixa. Suas especificações eram as seguintes: Processador Intel Pentium III 733 MHz Intel, 64 MB de RAM e um disco rígido de 8GB (!). Notavelmente, o Xbox foi o primeiro console de videogame a incluir uma unidade de disco rígido. 

 Também incluía uma porta Ethernet, mas a Microsoft deu uma vantagem distinta em relação aos outros consoles a partir do dia em que a Xbox Live lançada, um ano mais tarde. O carro-chefe da Microsoft para o primeiro Xbox era um jogo exclusivo de tiro chamado Halo, que colocava o jogador na pele do herói espacial Master Chief. O sucessor do Xbox original foi revelado no dia 12 de maio de 2005. A Microsoft investiu muito na qualidade e na estabilidade de sua Xbox Live, o que a transformou em uma plataforma confiável para competições de grandes franquias de tiro, como Halo e Call of Duty. O aparelho vendeu 77 milhões de unidades, superando o PlayStation 3. No Brasil, 9,2 milhões de consoles foram vendidos. Dados oriundos do “término” da geração, mas que estes números já são maiores. Nem tudo foram flores, o console apresentou problemas graves como a “luz vermelha da morte“. As famosas três luzes vermelhas no lugar das quatro verdes no botão power do console. Essa iluminação indicava uma falha generalizada na placa-mãe do videogame, inutilizando seu uso. A Microsoft obteve prejuízo bilionário por conta deste erro. O Kinect também merece destaque. Lançado em 4 de novembro de 2010. 

O aparelho possibilita jogar sem nenhum joystick, utilizando apenas um sensor que capta as ações do próprio corpo do gamer. Esse acessório foi responsável pelas vendas da maior franquia da Microsoft na plataforma: Kinect Adventures, com 18 milhões de cópias vendidas. Em 2013, a Microsoft lançou o Xbox One, ele chega já com nome consagrado colhido pelo sucesso do Xbox 360, mas também, nem tudo foram flores, e dessa vez a Sony saí na frente em termos de vendas. O console foi lançado com algumas políticas que deixaram os jogadores descontentes, além de ser mais caro que o seu rival, o PS4. O marketing também foi considerado culpado por focar mais na parte de entretenimento ao invés dos jogos. Sob novo comando, foi lançado o Xbox One S, e as vendas do console aumentaram bastante e vem superando o PS4 desde então. Phil Spencer, novo líder da divisão de games, conseguiu reinventar o console e trazer recursos bem aceitos como streaming de games para Windows 10 e a retrocompatiblidade. 

No segundo semestre do próximo ano, a Microsoft lançará o console de codinome Project Scorpio e que trará as raízes da filosofia Bill Gates novamente. O console será utilizado para fortalecer o DirectX 12 e a nova Plataforma Universal do Windows 10, além de possibilitar jogos em 4k, realidade virtual e ser o mais poderoso já lançado na história. A ideia é tornar consoles e PCs mais próximo do que nunca. O Xbox teve uma história cheia de reviravoltas, mas que conseguiu atingir um lugar que nenhum analista ou “especialista” sonhou que pudesse chegar. Foram muitos boatos de mortes ou de vendas da divisão, análises negativas e vista como o “patinho feio” da empresa em muitos anos atrás. Mas felizmente, a Microsoft não deu ouvido e o Xbox só tem dado alegrias, principalmente aos seus compradores, onde o índice de satisfação é bem elevado.

Postar um comentário

0 Comentários