Header Ads Widget

LIONARTE comemora 28 anos de atividades em Limoeiro e Região



Com o trabalho voltado para formação e na produção teatral, a Companhia de Eventos Lionarte é uma das referências do segmento teatral e cultural na região, dialogando também com outras linguagens. Destacando na realização e elaboração de projetos e ações, a companhia atualmente é parceira na realização do “Projeto Raiz” e mais uma vez prepara-se para estrear a “Caminhada Natalina 2016”, auto natalino Itinerante que mantém a 29 anos. A companhia comemora mais um aniversário, e reflete o pensamento “Lionarte 28 anos. Nada Mudou. Tudo mudou.”, uma forma de falar ao público que ao longo destes anos, várias transformações ocorreram, mas que o nosso compromisso e seriedade continuam o mesmo. A Lionarte:  A Companhia de Eventos Lionarte, é uma das primeiras companhias de teatro do interior Pernambucano. Criada em 31 de outubro de 1987, a Lionarte passa a existir de forma legal, no dia 22 de setembro de 1988, na cidade de Limoeiro. Em 2016, completa oficialmente 28 anos, mas, há vinte nove anos realiza atividades em Limoeiro e região. 

Tem sua origem ligada ao movimento estudantil e sua formação se deu logo após a realização da Oficina de formação de atores e técnicos ‘Vamos Brincar de Fazer Teatro’, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Cidade de Limoeiro, naquele período. A Lionarte é um dos grupos de teatro mais importante, não só para Limoeiro, mas para toda região, sendo filiada a FETEAPE- FEDERAÇÃO DE TEATRO DE PERNAMBUCO. É a realizadora de importantes projetos como é o caso do FESTEL- FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO, a CAMINHADA NATALINA – o Auto Natalino Itinerante, as Oficinas de Iniciação Teatral e Formação - VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO, além de outras ações realizadas em parcerias. 

 Há mais de duas décadas, a companhia vem promovendo a fusão entre o ator, a cena e a plateia, apresentando novos trabalhos e participando de festivais e mostras de teatro, dentro e fora de Pernambuco; Com 29 anos de atividades teatrais interruptos, a Companhia de Eventos Lionarte, passou a ter sua história gravada em um dos Livros que integram a História do Teatro Brasileiro, a série “Memórias da Cena Pernambucana - 4º volume”. Em 2015, integra também o Livro “Panorama do Teatro para Crianças em Pernambuco”. Nos últimos anos vem desenvolvendo suas atividades em sua sede, o Espaço Cultural Lionarte. 

 Por Luiz Pereira Neto

Postar um comentário

0 Comentários