Header Ads Widget

Cosméticos orgân icos, veganos e naturais: entenda a diferença dessa tendência que veio pra ficar



Quem é fashionista ou se preocupa em manter uma rotina de cuidados capilares sabe que a variedade de cosméticos disponíveis nas prateleiras é enorme. Achar o que melhor se adequa aos gostos específicos de cada pessoa exige tempo e disposição. Mas dá para escolher até de acordo com os ideais de vida, como os que não utilizam produtos de origem ou testado em animais, por exemplo. Isso porque o mercado já oferece produtos orgânicos, veganos e naturais para os cabelos. Apesar das muitas semelhanças, é preciso entender e ficar atento às diferenças. O ingrediente de origem natural, por não ter nenhuma química e se tratar da matéria prima pura, não agride a pele e diminui o risco de alergias. Os cosméticos tradicionais são feitos em laboratórios com ingredientes sintéticos, geralmente provenientes do petróleo. Os efeitos desses produtos muitas vezes são melhores do que os convencionais, pois não tem nenhum componente que prejudique o cabelo e o ativo natural pode agir em sua maneira mais completa. 

“É um tendência que vem crescendo no mercado, tanto que todas as nossas linhas utilizam matérias primas naturais e são bem aceitos no mercado”, explica Gilberto Miranda, da Vitiss Cosméticos, que oferece linhas como Alcrim e Extratos marinhos, Andiroba e Quina rosa, Jaborandi, Argan Oil, Mandioca, Quiabo, Extrato de Romã, entre outros derivados da natureza. Os cosméticos naturais não possuem elementos sintéticos, como corantes ou fragrâncias. Camomila, aloe vera, lavanda entre outras plantas são responsáveis por dar aroma e cores aos produtos, além de aproveitarem seus potenciais em benefício da beleza e bem estar. Não existe nenhuma lei no Brasil que regulamente a fórmula que deve se enquadrar cada composição, porém instituições privadas estrangeiras desenvolveram o seu próprio referencial e exigência para essa certificação. Produtos para serem naturais devem possuir no mínimo 95% de ingredientes naturais ou de origem vegetal sobre o total de ingredientes de sua composição. 

A validade dos produtos permanece a mesma já que os fabricantes recorrem aos conservantes de origem natural, ficando livres de parabenos (conservante sintéticos), e podem ser manuseados da mesma forma que os convencionais. Já os cosméticos orgânicos além de cumprir as exigências dos naturais, não podem conter matérias-primas que levam agrotóxicos no cultivo e devem ter no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação. Por fim, os cosméticos veganos, que juntam os princípios do cruelty-free com a não-utilização de ingredientes de origem animal. Não tem a ver com ele ser natural ou orgânico, mas sim com o fato de ele não possuir ingredientes como cera de abelha, leite, lanolina, entre outros compostos que são derivados de origem animal, além, claro, de não fazer testes em animais. Agora, é só escolher o que mais se adapta as suas necessidades e cuidar bem dos cabelos e do planeta.

Postar um comentário

0 Comentários