Header Ads Widget

Estamos carregando errado a bateria dos smartphones

Sim, sabemos que as baterias dos nossos smartphones ficam piores com o tempo e, às vezes, sequer duram um dia inteiro. Porém a culpa também é parcialmente nossa, pois estamos as carregando de maneira errada esse tempo todo. Acostumados às tecnologias antigas, a maioria de nós passou a acreditar que carregar parcialmente causava danos às baterias, sendo melhor carregá-las quando estiverem quase vazias. Nós não podíamos estar mais errados. Um site da empresa de bateria Cadex, chamado Universidade da Bateria (em inglês), explica como as baterias de íon-lítio usadas em nossos smartphones são sensíveis aos estresses de carregamento. E, assim como nós humanos, ao sofrer estresse por períodos prolongados podem ter seu o ciclo de vida reduzido. Se você quer manter a bateria do seu smartphone em ótimas condições e passar o dia sem se preocupar em ficar sem telefone, você precisa saber algumas coisas.  Desconecte o carregador quando estiver completamente carregada De acordo com o site, deixar seu telefone carregando quando estiver completamente carregado, como fazemos ao dormir, é ruim para a vida útil da bateria. 

Uma vez que a bateria do smartphone atinge 100%, ela começa a receber pequenas cargas como se fosse um conta gotas, mantendo-a 100% carregada. Esse tipo de situação mantém a bateria em grande estresse, desgastando a estrutura química interna. O site ainda dá vários detalhes científicos explicando os motivos, mas também resume as conclusões de maneira fácil: “Quando completamente carregada, remova a bateria” do carregador. “É como relaxar os músculos após um exercício intenso”. Lembre-se que você também estaria exausto se malhasse sem parar durante muitas horas. Aliás, tente não carregar até 100% Pelo menos quando você não precisar fazê-lo. De acordo com a Universidade da Bateria, “O Íon-Lítio não precisa ser completamente carregado, nem é desejável que seja. Aliás, é melhor não carregar completamente, porque alta voltagem estressa a bateria” e a desgasta ao longo da vida. 

 Essa dica pode parecer estranha se você está tentando manter seu smartphone carregado o dia todo, mas só conecte no carregador ao longo do dia quando puder, e você estará tranquilo. Carregue seu telefone sempre que puder: Acontece que as baterias nos nossos smartphones ficarão muito mais felizes se as carregarmos ocasionalmente ao longo do dia, ao invés de conectá-las para um grande carregamento quando estiverem vazias. Carregar seu telefone quando perder 10% de carga seria o cenário ideal, conforme estudos da Universidade da Bateria. Obviamente, não é nada prático para a maioria das pessoas, então basta plugar seu smartphone sempre que puder. Tudo bem carregá-lo diversas vezes por dia. Ao fazermos isso não estaremos apenas mantendo o alto desempenho da bateria por período maior, mas também mantendo-a carregada ao longo do dia. Além disso, carregamentos periódicos permitem utilizar funções que vocês não utilizaria normalmente por consumir demais a bateria, como funções que utilizem o GPS do aparelho. Não deixe sua bateria ficar esquentadinha: Baterias de smartphones são tão sensíveis à temperatura que até mesmo a Apple sugere que você remova a capa do seu iPhone sempre que for carregá-lo. “Se você notar que o seu equipamento fica quente quando estiver carregando, retire a capa antes.” Se você estiver exposto ao sol, mantenha seu telefone na sombra. Isso protegerá a saúde da sua bateria.

Via Melhor Escolha: http://blog.melhorescolha.com/bateria-smartphone/

Postar um comentário

0 Comentários