Header Ads Widget

Comunidade Rural de Ribeiro do Mel festeja 95 anos de devoção a Santa Ana

Imagem do Google


Santa Ana ou Sant'Ana (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, "Graça") foi mãe de Maria, avó de Jesus Cristo. Ela é celebrada em diversas cidades e Zonas Rurais Brasil a fora. Aqui em Limoeiro a santa é comemorada na comunidade de Ribeiro do Mel, na fazenda de mesmo nome. A festividade terá 05 dias de momentos religiosos e vai acontecer nos dias 26, 28, 29, 30 e 31 de julho. O tema escolhido foi "Com Santa Ana somos chamados em Cristo a viver unidade" e durante a festividade  haverá replique dos sinos, queima de fogos, alvorada, celebração com diversos párocos, recitação do terço, ladainha, tradicional procissão, dentre outras atividades religiosas.  Esta grande demostração de fé para com a Mãe de Maria completa este ano 95 anos e a cada novo anos atrai milhares de fiéis que depositam sua fé na santa  protetora dos moedeiros. 

Para quem não sabia aqui no Brasil, os empregados que trabalham na produção de cédulas, moedas e outros produtos fabricados na Casa da Moeda do Brasil têm em Sant´Anna sua padroeira e esta devoção a Sant'Ana obedece a uma tradição vinda de Portugal, onde os moedeiros de Lisboa administravam a Confraria de Sant'Ana da Sé. Era comum, naquela época, cada corporação administrar a Confraria de seu padroeiro. Os moedeiros e oficiais da Casa da Moeda desde os primeiros tempos da sua existência colocaram-se sob a proteção de Sant'Ana, celebrando anualmente, até os dias de hoje, o seu dia.  A parte profana contará com shows de Calango Acesso, Augusto Cesar e DJ Senna, ambas apresentações serão realizadas no dia 30/07. A biografia de Santa Ana é muito bonita e pode ser lida na integra no Wikipédia de onde tiramos trechos para esta matéria. 

Abaixo você conferir a programação completa da festividade a Sant'Ana.

DIA 26/07 - TERÇA

6h - Replique dos Sinos e Fogos
18h30 - Recitação do Terço
19h30 - Celebração da Palavra com o Frei Renato Freitas

DIA 28/07 - QUINTA

6h - Alvorada festiva com repique dos sinos e dos fogos
18h30 - Recitação do Terço e Ladainha
19h30 - Celebração Eucarística com o Padre Anael Antônio

DIA 29/07 - SEXTA

18h30 - Recitação do Terço e Ladainha
19h30 - Celebração Eucarística com o Padre José Raimundo

DIA 30/07 - SÁBADO

18h30 - Recitação do Terço e Ladainha
19h30 - Celebração da Palavra com o Seminarista Magno Anacleto

DIA 31/07 - DOMINGO

6h - Alvorada Festiva
16h - Procissão com a imagem de Sant'Anna e São Joaquim saindo da capela da Fazenda Ribeiro do Mel, percorrendo as ruas da comunidade.
17h - Celebração Eucarística com o Padre Marcos Henrique 

Postar um comentário

0 Comentários