Header Ads Widget

Tônico capilar estimula o crescimento dos fios e previne a calvície‏



Quem sofre com a queda de cabelo já conhece a dificuldade de achar um produto que realmente resolva o problema. A maioria dos cremes, máscaras capilares e leave-ins que prometem combater a perda dos fios não possui uma ação muito potente, pois não pode ser aplicada no couro cabeludo – onde o problema se origina, uma vez que pode ocasionar aumento da oleosidade e, até mesmo, caspa. É aí que entra o tônico capilar, que estimula o bulbo a ativar a circulação, melhorando a saúde das madeixas e evitando a temida calvície. Essa preocupação, aliá s, deixou de ser apenas masculina. De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), 50% das mulheres têm alguma queixa relacionada à queda de cabelos, o que faz com que a popularidade do tônico capilar aumente consideravelmente. Entretanto, é preciso ficar atenta na hora de escolher o produto que mais se adéqua ao tipo de cabelo, ou os resultados podem não ser tão satisfatórios. Apesar de aumentar a absorção de nutrientes no couro cabeludo, por exemplo, e de estimular a renovação celular, tônicos, em geral, não fazem com que os fios cresçam mais depressa. 

O que acontece é que eles nutrem a estrutura do fio, tornando-o mais forte e, assim, menos propenso à quebra, o que estimula o crescimento, mas não necessariamente agiliza o processo. “Por isso, quem deseja que os cabelos cresçam mais rápido deve investir em tônicos que sejam enriquecidos com substâncias fortificantes e adstringentes como o jaborandi e o extrato de melaleuca, que promove uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando resíduos e desobstruindo os folículos capilares, o que faz com que os fios se desenvolvam mais depressa”, explica Gilbe rto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos, que oferece a linha de Jarobandi, com potente controle de oleosidade, caspa e queda, contando, ainda, com shampoo e condicionador para auxiliar no tratamento.

Para que o efeito do tônico seja ainda mais eficaz, o ideal é aplicá-lo durante ou após a lavagem, de preferência duas vezes ao dia. Mas atenção, como o produto age apenas no bulbo, o ideal é usá-lo apenas no topo da cabeça, na raiz dos fios, deixando-o longe do comprimento. Vale, inclusive, proteger as madeixas com o leave-in antes de aplicá-lo e massagear o couro cabeludo para facilitar a absorção. Já na hora de proteger os fios, opte por um produto que complemente a ação do tônico. O leave-in da linha Mandioca, da mesma marca, é enriquecido com vitamina E, que também ajuda a estimular o crescimento saudável dos cabelos. Vale ressaltar, entretanto, que o tônico é apenas um agente externo que serve para auxiliar no tratamento. Por isso, é importante manter-se hidratado e seguir uma dieta composta por elementos ricos em ferro, proteínas, zinco e vitaminas A e B, que possuem ação fortificante. Ovos, cereais, carnes magras, feijão, cenoura, couve e leite e seus derivados são alguns dos alimentos que se complementam e previnem a queda de cabelo quando consumidos regularmente.

Via Maiara Melo

Postar um comentário

0 Comentários