Header Ads Widget

Bluetooth 5 terá velocidade dobrada e alcance quatro vezes maior



O Bluetooth Special Interest Group (SIG), responsável pelo desenvolvimento do padrão Bluetooth de comunicações, anunciou hoje a próxima versão da tecnologia. O aúncio oficial confirmou uma série de rumores que já circulavam sobre o novo padrão. Dispositivos compatíveis com essa tecnologia conseguirão se conectar em uma área quatro vezes maior. Isso é relevante, por exemplo, para usuários que possuam caixas de som que se conectem ao smartphone via Bluetooth: não será mais necessário deixar o celular tão perto da caixa. Essa mudança também amplia a possibilidade de usos do Bluetooth para eletrodomésticos conectados e dispositivos IoT (internet das coisas). Outra mudança interessante é que, agora, ficará muito mais fácil conectar dispositivos por esse meio. Em vez de obrigar o usuário a procurar entre diversos sinais para se conectar, o Bluetooth 5 será inteligente o suficiente para realizar as conexões automaticamente. 

Assim, conectar Smartphones e notebooks com teclados e mouses sem fio deve ficar muito mais rápido. Além disso, a conexão sem fio também terá oito vezes mais capacidade para transmissão de informações. Com isso, dispositivos conectados por esse padrão poderão trocar dados muito mais rapidamente, além de realizar diversas operações ao mesmo tempo. Graças à velocidade aumentada da conexão, o envio de notificações de um Smartphone para um dispositivo vestível, por exemplo, deverá ser ainda mais rápido.  Mais de 30 mil empresas têm parceria com o Bluetooth SIG para utilizar o protocolo de comunicação em seus produtos. De acordo com o grupo, já existem no mundo 8,2 bilhões de dispositivos eletrônicos compatíveis com esse padrão, e o número deve aumentar ainda mais com o surgimento do novo padrão. O grupo espera lançar o novo padrão entre o final de 2016 e o começo de 2017.

Via Olhar Digital em: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/bluetooth-5-tera-velocidade-dobrada-e-alcance-quatro-vezes-maior/59415

Postar um comentário

0 Comentários