Header Ads Widget

Escola de Saúde Pública de Pernambuco, UPE e Hospital Dom Moura: Residentes apresentam TCC em Garanhuns‏



Durante dois dias, representantes da Secretaria Estadual de Saúde estiveram em Garanhuns acompanhando as apresentações dos TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos Profissionais Residentes do Programa de Residência da ESPPE, realizado em parceria com a UPE - Campus Garanhuns e do Programa Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura. A SES foi representada pela Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Dra. Ricarda Samara; por Dra. Célia Borges, Diretora Geral da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco; Dra. Juliana Siqueira, Diretora Geral de Educação na Saúde; Leila Navarro, Coordenadora Assistencial do Programa de Residência da ESPPE/UPE Garanhuns. A Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns, esteve representada por Dra. Régia Leite, Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Saúde da ESPPE/UPE Garanhuns, e por docentes que participaram como orientadores e convidados das bancas de defesa do TCC.

Na quarta-feira, 27, foram realizadas as apresentações das bancas de defesa dos TCC dos Residentes em Saúde Coletiva da V GERES,que defenderam trabalhos na área de Gestão Pública e das políticas estratégicas de saúde, apontando contribuições para análise e intervenções dos gestores, objetivando melhoria na prestação dos serviços à população. Os residentes contaram com o apoio de Fátima Godoy e Vanessa Leandro, no acompanhamento das atividades teórico-práticas do Programa. Na quinta-feira, 28, a Residência Multiprofissional do Hospital Regional, que conta com especialidades como Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Assistência Social, Psicologia e Odontologia, mostrou os trabalhos da turma que concluiu o curso neste semestre. Sob a coordenação de Bruna Souza, a residência já iniciou nova turma. O diretor do Hospital Dom Moura, Luiz Melo, afirmou que os trabalhos revelaram o compromisso com a Gestão do SUS. "A Residência do Dom Moura recebeu o Prêmio INOVASUS, do Ministério da Saúde, o que revela o investimento exitoso da Secretaria de Saúde do estado, e a determinação com a qual nossa equipe coordena as equipes de residentes, com olhar especial para o acolhimento no SUS." Dra. Catarina Tenório, gestora da V GERES, acompanhou os dois dias de trabalhos.

"Trata-se de um investimento de interiorização da gestão em saúde, quando Garanhuns e outras regionais se tornam campo de formação e prática para os estudantes da área de saúde, que vêm conhecer a realidade local, e na maioria das vezes acabam se instalando nos municípios depois de formados. A Residência da V GERES tem esta característica, desenvolvendo os estudantes para a Gestão Pública em Saúde" -finalizou. Gestão do Trabalho e Educação em Saúde Dra. Ricarda Samara, Médica Sanitarista, foi gestora da V GERES, em Garanhuns, por dois anos, quando foi convocada para assumir novos desafios na Secretaria Estadual de Saúde. "Estamos agora na Secretaria Executiva, mas há um sentimento de "pertencimento" a esta região, e por isto, buscamos atender novas demandas que tenham resultado na gestão da saúde regional. Temos na Escola de Saúde Pública, com Célia Borges, uma grande parceria, que vai possibilitar novas ações no Agreste".

Postar um comentário

0 Comentários