Header Ads Widget

Delegar funções às crianças ajuda no desenvolvimento dos pequenos‏



Identificar tarefas que as crianças possam desempenhar bem e passar-lhes esta responsabilidade permite potencializar muitas das competências que serão fundamentais para um desenvolvimento equilibrado dos pequenos. Isso influencia diretamente a formação da personalidade, autonomia, criação de valores e crescimento individual. Utilizando esse processo, o programa “O líder em mim”, aplicado aos estudantes do 1º ao 9º ano, tem buscado o desenvolvimento de líderes, principalmente nesta fase em que ocorre o fim da infância com o início da adolescência. O projeto, que começou a ser aplicado em 2014 no Colégio Motivo, ainda é o único em Pernambuco a utilizar o método que é modelo nacional. Assim, o programa na Rede Motivo vem subindo as séries ao logo dos anos juntos com os alunos. Por exemplo; na unidade Boa Viagem, o programa funciona do 1° ao 7° ano, pois está no seu 3° ano de aplicação. Já nas unidades de Caruaru, Petrolina e Casa Forte funcionam do 1° ao 5° ano, pois este é o 1° ano do projeto. Baseado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, "O Líder em Mim" é um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores.

Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida. Com pouco mais de um ano de implantação, o Colégio já sente a diferença. O índice de indisciplina diminuiu, além de haver uma maior integração entre os alunos, professores e até da família, o que justifica a melhoria no desempenho acadêmico. De acordo com Márcia Siqueira, psicopedagoga do Colégio Motivo, as diferenças foram notadas no dia a dia dos alunos: “As ações diárias que buscamos realizar com o programa foram responsáveis por essa modificação, a exemplo da formação das filas para fazerem qualquer atividade. Agora os alunos se preocupam com a organização, pois cada segmento exige um líder. Um líder para organizar a ida ao banheiro, etc...” Com isso, os pais de alunos também passam a fazer parte desse desenvolvimento. O aluno, responsável por seu espaço em casa, passa a ter maior responsabilidade: “recebemos depoimentos de pais que relataram que os filhos estão mais cuidadosos com os materiais e até proativos” complementa. Baseado nos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes®,

O Líder em Mim apresenta sete paradigmas que se tornam hábitos ao serem estimulados nos estudantes pelo programa. Pensar “ganha-ganha” (promover situações onde todos se beneficiam), procurar compreender para depois ser compreendido e iniciar uma nova atividade com um objetivo em mente são alguns dos pontos trabalhados cotidianamente pelo método dentro do ambiente escolar. Ao final do processo é possível observar resultados como maior proatividade, responsabilidade e organização, diminuição nos problemas disciplinares e melhora no relacionamento entre alunos. O programa Baseado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, "O Líder em Mim" é um eficaz processo de mudança comportamental para alunos, educadores e pais. O programa, voltado a estudantes do Ensino Fundamental, já é utilizado e bem-sucedido em cerca de 1,7 mil escolas em 36 países. No Brasil, mantido com exclusividade pela Abril Educação em parceria com a FranklinCovey International, teve início em 2013 e já está em mais de mais de 270 escolas, distribuídas em 20 estados brasileiros .

O processo de transformação começa primeiro com o corpo docente, que não só será formado como irá incorporar os princípios apresentados às crianças e aos adolescentes. É uma mudança de dentro para fora, obtida através de um treinamento de quatro dias realizado com todo o corpo docente. O modelo de O Líder em Mim trabalha o conceito de que toda criança deve ser um líder de sua vida, não dita o que é certo ou errado, mas encoraja a criança a tomar decisões. No Brasil, de acordo com uma pesquisa aplicada em 2014 nas escolas adotantes do programa, 92% dos professores notaram mudanças positivas em relação ao comportamento dos alunos, após a implantação do programa. Dentre os benefícios percebidos pelos educadores estão: 70% de melhora no relacionamento entre alunos; 63% de melhora na integração entre a equipe escolar; 59% de melhora na quantidade de problemas disciplinares e 58% de melhora na imagem da escola como um todo

Postar um comentário

0 Comentários