Header Ads Widget

Grupo Zacarasartes de teatro, da cidade de são Vicente Férrer, estreia seu primeiro trabalho "o céu e o inferno de lampião"

O GRUPO ZACARASARTES DE TEATRO é uma célula teatral muito nova, formada em novembro de 2015, a partir de um curso de iniciação teatral com duração de 120 horas aula. Promovido pela Prefeitura de São Vicente Férrer, através da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Inclusão.

O nome ZACARASARTES, é uma linda homenagem daqueles alunos, ao ator, diretor, ex-presidente da FETEAPE, e que nos últimos anos exercia a função de Assessor de Gestão da Secretaria de Cultura e Juventude e também de Produtor na Companhia de Eventos Lionarte, ambas em Limoeiro/PE, Zacaras Garcia (Zacarias Gouveia de Lima), que no ano de 2015 nos deixou, mas que antes disso, plantou a semente que fez germinar o curso na cidade de São Vicente Férrer, com o apoio de Kleber Camelo e Ulisses Nogueira. Com direção de Ulisses Nogueira, ator, diretor e dançarino com vasta experiência no mundo do teatro, da dança e do circo, e responsável pela coordenação do curso/oficina,o espetáculo "O CÉU E O INFERNO DE LAMPIÃO" é a primeira experiência teatral pública do grupo. Contudo, a montagem é acima de tudo um poema de cordel que ganhou som, movimento e vida, pintado com as cores fortes do circo de rua e do teatro mambembe.

Saído dos folhetos de feira, a estória conta as facetas da complexidade humana através da figura do cangaceiro/mito: Lampião. Numa mistura de ritmo, paixão, violência e romance, o fio que emenda esses retalhos é a cadência da poesia rimada. A figura de Lampião mais uma vez ganha contornos de uma valentia ilimitada, fazendo-o capaz de colocar Deus e o diabo na gangorra da dúvida. Essa proeza que a imaginação do poeta popular é capaz de fazer, em exagerar a nossa própria valentia, pode ser vista como uma rica forma de sintetizar e reafirmar que todas as nossas lutas, conflitos, desafios e injustiças sempre foram enfrentadas com uma coragem sobre humana capaz de atravessar as porteiras entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno. Com estreia marcada para o próximo dia 30 de abril de 2016 (sábado), na Praça Pedro Pereira Guedes, na cidade de São Vicente Férrer, a partir das 20h, a dramaturgia do espetáculo foi um presente da Doutora em Mitologia Grega, Sandra Luna, professora e pesquisadora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba UFPB.

Os figurinos são de responsabilidades de Kleber Camelo, que a partir de vasta pesquisa no universo do cangaço e do teatro mambembe, os figurinos ganham a marca do exagero. Em conversa com o figurinista, Kléber ressalta. “Todo figurino e material de cena foram confeccionados a partir da reciclagem, reutilização e das doações de roupas e adereços. Todo o grupo participou da confecção dos figurinos, através de oficina” Então não perca tempo e se programe para prestigiar "O Céu e o Inferno de Lampião" no próximo sábado, 30 de abril, as 20h na Praça Pedro Pereira Guedes, na cidade de São Vicente Férrer. Nos vemos lá.

por Luiz Pereira Neto

Postar um comentário

0 Comentários