Header Ads Widget

A competição dos Sistemas Operacionais pelo mercado de Tvs e portáteis

A concorrência pelo mercado de sistemas para gerenciar televisores, celulares e tablets é grande. Vários gigantes da tecnologia estudam possibilidades de produzirem seu próprio sistema operacional, esse é o caso da Samsung, LG, Nokia, Google, Sony, Mozilla, HP, Motorola, Qualcomm, Panasonic, apenas para citar alguns. Mas nessa corrida nem todos obtiveram sucesso ainda.
Em 2013 a gigante Mozilla anunciou o sistema operacional FirefoxOS chegando a firmar parceria com a LG e a Alcatel. No Brasil foi lançado na época, sem alarde, o Smartphone Alcatel OneTouch Fire e o LG Fireweb. No entanto, nenhum outro aparelho foi lançado em território brasileiro com este sistema operacional da Mozilla e já se passaram mais de dos anos. Para 2015 a Mozilla conquistou o apoio da Panasonic na venda de televisores com o FirefoxOS. Na perspectiva do japonês Takahiro Fujii, um dos diretores da Panasonic Brasil, agora “vamos presenciar uma batalha entre os televisores, como aconteceu nos smartphones”, onde vão surgir muitos sistemas operacionais, mas poucos devem se consolidar no mercado de TVs.
Embora a briga pelos Smartphones já se consolidou, com o Windows Mobile, o Android e o iOS, outros sistemas prometem entrar na concorrência. Este é o caso do Linux Phone e do Tizen Phone, sem contar o webOS, que a LG comprou da HP em 2013 e foi modificado para gerenciar televisores e ainda pode aparecer em algum celular ou tablet. O linux Phone está a venda no reino unido e o Tizen vendeu na Índia mais de 100.000 unidades. Com o sucesso do Tizen a samsung anunciou que deverá ampliar a venda de portáteis com este sistema operacional para outras regiões em 2015/2016.
Cada empresa adota uma estratégia diferenciada para a inserção de seu sistema operacional no mercado das tecnologias. O destaque ainda vai para a Google que ao abrir a plataforma no intuito de estimular desenvolvedores autônomos em todo o mundo, acabou conquistando um dos maiores repositórios de conteúdo para o Android. Agora é esperar para vermos quem conseguirá conquistar o mercado de sistemas operacionais para televisores, influenciando uma nova tendencia tecnológica para os próximos anos. Muitos sistemas operacionais que não vingaram nos celulares e tablets, ganharam uma nova oportunidade e podem acabar fazendo sucesso no gerenciamento de televisores.

Via Blog do Silva em. http://blogdojsilva.blogspot.com.br/2016/04/a-competicao-dos-sistemas-operacionais.html

Postar um comentário

0 Comentários