Propaganda

Últimas Notícias

Quando teremos a migração das emissoras AM para FM?



As emissoras de rádios estão cada vez mais evoluindo e esta evolução passa também pela qualidade do sinal e da transmissão. Recentemente o Governo Federal assinou o decreto que permite que as emissoras de rádio AM possam migrar para FM, mas isso só será possível quando todas as emissoras de televisão migrarem do sinal analógico para o digital e isso j[a vem acontecendo desde o ano passado. Algumas rádios já migraram como foi o caso da Jornal do Comercio que opera em 90,3 FM e 780 AM, mas com o passar do tempo a frequência 780 deixará de existir e ficará apenas nos 90,3 MHz. Para a Jornal foi mais fácil, pois aproveitaram uma frequência já existente no próprio sistema JCPM. As demais emissoras do grupo ainda aguardam a liberação e nãos abem se irão ser transferida para a frequência já conhecida por todos que vai do 87,5 MHz a 108,0 MHz ou serão encaixada na nova frequência usada por por países orientais que opera na frequência que será liberada pelas emissoras de TV e corresponde aos 64,0 MHz e vai até o 108,1 MHZ. A Jornal Limoeiro já enviou solicitação para a migração sob o nome de Difusoras de Pernambuco, Limoeiro-PE com número do sequencial PE_020 com número de protocolo 53000.017299/2014.

Para você entender melhor vamos explicar o que a migração e o que e a Faixa estendida. A migração é quando uma emissora AM muda para FM e a migração foi causada pela interferências na faixa AM e a má qualidade de som das emissoras. Já a faixa estendida e um dial diferenciado que tem em alguns rádios em especial aqueles importados que são fabricados nos países orientais e em alguns modelos ele começa pelo 64,0 MHz e em outro pelo 76,1 MHz. O ruim da faixa estendida é que nem todos os rádios contam com esta faixa no dial e isso obrigaria os ouvintes comprarem ouro rádio. O Governo Brasileiro pretende incentivar a presença do FM estendido nos novos receptores que serão fabricados, sejam na linha automotiva como também em outros modelos mais básicos, mas isso não é tão simples o quanto parece, mas nos camelôs já é fácil de se encontrar os modelos e aqui em Limoeiro já vende, como pode ser visto na foto acima. O outro problema é esperar que as emissoras de TV que operam nos canais 5 e 6 da TV analógica migrem para o sinal Digital. A previsão de desligamento desses canais é este ano,  mas não é isso que esta ocorrendo. 

A lista das emissoras que já solicitaram a migração pode ser acessada através deste link AQUI.


Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.