Header Ads Widget

Sugestão de alimentos leves e saudáveis para o Dia Mundial da Alimentação (16/out)



Nos últimos séculos, houve uma mudança drástica nos parâmetros de desenvolvimento social, cultural e tecnológico, de grande impacto nos hábitos e práticas do comportamento humano. Entre os “novos costumes” adquiridos com passar do tempo, um deles que anda em constante crescimento é a busca por uma alimentação saudável. Afinal, através dela é possível prevenir uma série de doenças e garantir uma melhor qualidade de vida, sobretudo na terceira idade. Por isso, há 34 anos no dia 16 de outubro é comemorado em mais de 150 países o Dia Mundial da Alimentação. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população sobre as questões relacionadas à nutrição e alimentação. Para comemorar o dia, que tal sair da rotina e mudar um pouco seus hábitos alimentares?

Uma opção que muitas pessoas têm feito é a substituição de carne vermelha por peixes e frutos do mar. Ricos em nutrientes como ômega3, proteína, vitaminas A, D e E, e da chamada ‘gordura boa’, eles têm o poder de fortalecer o sistema imunológico, contribuir para a redução dos níveis de colesterol, auxiliar na formação dos músculos, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Mas, para aproveitar todos esses benefícios é preciso que os peixes sejam consumidos grelhados ou assados para evitar a fritura que faz tanto mau ao organismo. Consumi-los crus, na forma de sashimis ou temakis, também pode ser uma boa alternativa, já que longe de altas temperaturas eles preservam a maioria dos nutrientes. Na KoniMix Temakeria, localizada no Empório Gourmet Reserva do Paiva, o menu oferece diversas opções de Sunomono (salada de pepinos temperados), além de temakis de atum, salmão, camarão e polvo.


Para quem quer começar a incluir os vegetais na hora das refeições, mas também preza por um gosto delicado e suave, escolher composições com aspargos é uma opção assertiva. De cor verde, rica em ácido fólico e com potencial diurético, a planta comestível pode ser consumida em várias versões, sem perder suas propriedades. No cardápio do Chiwake e Chicama, assinado pelo renomado chef Biba Fernandes, a iguaria aparece em alguns pratos, como, por exemplo, o Madre de Dios, no Chiwake, e o Tacna, no Chicama. No primeiro, o aspargo fresco vem misturado ao arroz de camarões e vieiras com lagosta puxada na manteiga de mostarda. Já o segundo, o vegetal, também fresco, vem por cima de um filé de peixe em salsa de ají amarillo, batata, ervilha torta e couve de bruxelas com batata.

Uma opção leve e fit são as saladas. No restaurante Beijupirá, elas ganham novo tempero e sabor, a exemplo das saladas “Da Sé” (lagosta perfumada, com rúcula) e “Do Convento” (Bacalhau com grão de bico, vinagrete e acelga). Quem não consegue resistir a massas também pode optar por receitas diferentes e menos calóricas, como é o caso das pizzas de legumes. Sim, é possível saciar a vontade com alternativas leves e saborosas. O cardápio do Pizza da Praça traz a famosa receita italiana com recheio de Ricota com Brócolis, Rúcula com Tomate Seco, Champignons, além de Legumes variados (tomate, cebola, brócolis e palmito).

Para beber, um item muito saudável, sem dúvidas, é o chá. Benéfico para a saúde, pois vários tipos de plantas podem ajudar a diminuir o estresse, aumentar o metabolismo e auxiliar o sistema imunológico, a bebida pode ser encontrada em diferentes versões e sabores distintos. No Caffè Trieste, situado no Empório Gourmet Reserva do Paiva, por exemplo, o Chai (Masãlã Chi), bebida tradicional indiana, feita com leite quente vaporizado e especiarias, ganha destaque. Além desta versão, também é possível encontrar chás com aromas exóticos. Outra opção são os sucos de fruta. A dica aqui é evitar os industrializados e procurar por frutas naturalmente doces, para evitar o consumo do açúcar.








Serviço

Empório Gourmet (Konimix, Beijupirá, Pizza da Praça e Caffè Trieste)
Avenida A, n.4616. quadra G1 – Lote 1A 1A | Reserva do Paiva
Cabo de Santo Agostinho – PE

Telefone: 3102.1062

Chiwake

Rua da Hora, 820 – Espinheiro, Recife

Telefone: 3221.1606

Chicama

Avenida Conselheiro Aguiar, 2585, Boa Viagem.

Telefone: 3314.8150

Postar um comentário

0 Comentários