Header Ads Widget

Nokia demonstra internet 5G de 10,22 Gbps em teste ao vivo e Brasil receberá sinal em 2016



Nokia e a operadora du, que é bastante influente no Oriente Médio, apresentaram um novo teste da tecnologia de rede móvel 5G. A demonstração ocorreu ao vivo durante o GITEX Technology Week, em Dubai. Durante o teste, as companhias atingiram a incrível velocidade de 10,22 Gbps sob baixa latência, um valor que ainda pode ser ultrapassado, mas que já é considerado um sucesso O sistema usa antenas inteligentes e modulação de última geração, combinados com alta largura de banda. Esses são desafios já vencidos em laboratório ou para testes programados, como foi o caso da GITEX — o objetivo é transformar a estrutura em algo comercial para uso do 5G no cotidiano. De acordo com as empresas, o objetivo da popularização do 5G é atingir também aparelhos de comunicação da Internet das Coisas e serviços conectados de toda uma "cidade inteligente". Além disso, essa plataforma permite o uso de uma internet móvel que não tenha reduções de velocidade e garante o download de um filme em alta definição em questão de segundos, por exemplo. 

A Huawei é outra fabricante interessada no 5G. Em um teste feito também em outubro e sob condições reais no Japão, a velocidade atingida foi de 3,6 Gbps. A tecnologia deve se tornar comercial somente daqui a cinco anos. Já no Brasil  segundo a Reuters, a Ericsson vai dar um grande um passo em 2016 e vai testar a tecnologia de telefonia móvel de quinta geração (5G) no Brasil. Em declaração, a companhia afirmou que isso será possível por meio de uma parceria com o governo federal e o grupo Claro, da América Móvil. Apesar de a rede ainda não ser disponibilizada ao público já em 2016, os primeiros testes de sistemas da América Latina vão ser desenvolvidos por aqui. A Ericsson comentou sobre a novidade durante a visita da presidenta Dilma Rousseff, na Suécia, nesta segunda-feira (19).

Hans Vestberg, presidente-executivo da companhia, entregou o seguinte comunicado: "Para o 5G, nosso foco é entender como os sistemas serão usados tanto pela sociedade como pelas indústrias (...) Estou convencido de que a próxima geração de banda larga móvel e de Internet das Coisas, possibilitada pelo 5G, vai acelerar as oportunidades para avançar em áreas como saúde, educação, energia e agricultura, além de novas aplicações na indústria". Os testes 5G também vão ser feitos em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Ceará. Para a nova velocidade chegar ao seu smartphone, a Ericsson estabeleceu como meta o ano de 2020.

Matérias do TecMundo em Link 1 e Link 2

Postar um comentário

0 Comentários