Header Ads Widget

Em homenagem a Eduardo Campos, Instituto de Gestão de Pernambuco recebe nome do ex-governador



Em solenidade marcada por muita emoção, no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara assinou decreto que renomeia o Instituto de Gestão PE para Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos. Esta foi mais uma entre as várias homenagens do Governo do Estado ao ex-governador pelos 50 anos de seu nascimento e pela passagem de um ano de sua morte. Durante o evento, realizado nesta quinta-feira (13), também foi descerrada placa que eterniza o momento em que Eduardo Campos se desincompatibilizou do Governo de Pernambuco para se candidatar à Presidência da República, em 4 de abril de 2014. O governador Paulo Câmara ressaltou que não poderia haver homenagem mais apropriada. “E, para transformar a vida das pessoas, Eduardo além de sua capacidade de diálogo, de construir pontes, do seu aguçado tirocínio político, apostou e ousou, como nunca antes neste Estado, em gestão política, gestão esta alicerçada no tripé eficiência, transparência e mérito. Inovou em todas as áreas da gestão, quer na ciência, tecnologia, inovação, saúde, educação, na política fiscal e tributária, nas políticas sociais, entre outras. 

No que pesa Pernambuco ter uma grande tradição de planejadores, eu não tenho a menor dúvida que não há nome mais apropriado para nominar o Instituto de Gestão de PE, do que o nome de Eduardo Henrique Accioly Campos”, afirmou Paulo. Criado em 2 de fevereiro de 2012, através do decreto 37.828, o Instituto de Gestão é uma estrutura ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e funciona como um espaço aglutinador dos esforços de melhoria, modernização e aprimoramento da Gestão Pública em todo o Poder Executivo. O Instituto desenvolve, no ambiente interno do Estado, atividades ligadas à produção e aquisição contínua de novos saberes, à consolidação e difusão de conceitos, metodologias e práticas modernas no campo da gestão pública. O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, destacou que Eduardo Campos colocou dentro do Estado o olhar estratégico do planejamento. “O ex-governador estruturou um pensamento político e um modo de fazer. Não apenas fazer as entregas, mas como as obras foram feitas, sempre com um olhar de melhoria na qualidade dos serviços. Planejar, fazer, avaliar e corrigir. Estes itens foram incorporados ao dia a dia do Governo, materializado pelo Modelo de Gestão todos por Pernambuco. O Instituto de Gestão é um espaço onde se pensa, formula e pesquisa a Gestão Pública. Uma homenagem mais que merecida ao homem que idealizou isso tudo”, disse o secretário.

Desde 2010, o Instituto de Gestão já vinha sendo idealizado, quando o hoje prefeito do Recife, Geraldo Julio, estava no comando da Seplag. O prefeito lembrou sobre o que Eduardo comentava na época. “O ex-governador dizia que, depois de 1988, se desenvolveu o Brasil do arrecadar e o Brasil de controlar. Faltava o Brasil do fazer, como ele chamava. E este só seria possível através do desenvolvimento da Gestão Pública”, recordou o prefeito. O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e presidente do Instituto de Gestão, Maurício Cruz, também ressaltou a homenagem. “A ideia do Instituto realmente saiu da cabeça de Eduardo. Desde que o Modelo de Gestão foi criado, ele falava sobre a necessidade de uma estrutura que sustentasse metodologicamente o Modelo e promovesse o debate sobre a Gestão Pública. Começamos a pensar sobre o Instituto ainda em 2010 e em 2012 a estrutura saiu do papel”, recorda Maurício. O IG também tem uma atuação em torno da Administração Pública de Excelência, estimulando a pesquisa, a troca de experiências, inclusive com a Academia e o setor privado, a geração de conteúdo científico, o desenvolvimento e a fruição de conceitos e de boas práticas de gestão pública entre os diversos atores envolvidos com o tema, dentro e fora de Pernambuco. Renata Campos e os cinco filhos de Eduardo Campos participaram da solenidade que contou ainda com o senador pela Paraíba Cássio Cunha Lima, quase todo o secretariado e servidores do Estado, amigos e familiares.

Foto: Douglas Fagner

Postar um comentário

0 Comentários