Header Ads Widget

Limoeiro realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional‏


Foi realizada na última quarta-feira (22), na sede do CAM - Centro de Assistência à Mulher, a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Limoeiro, com o tema “Comida de verdade, no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar”. Participaram do evento, autoridades, presidente do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Secretario Municipal de Agricultura e comunidade em geral. Durante as explanações, foram apresentadas uma série de dados referentes à alimentação no Brasil, como o uso de agrotóxicos, o consumo de alimentos industrializados e a obesidade infantil. A Conferência tem por objetivo construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar por meio da implantação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas esferas de governo e com a participação da sociedade. 

Após as exposições, grupos foram montados, de onde foram elaboradas propostas como as escolhas estratégicas e alcances das políticas públicas, o fortalecimento do SISAN e os avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável. As propostas de Limoeiro serão encaminhadas para serem anexadas para discussão na 5ª Conferência Estadual, que acontecerá em Gravatá no mês de Agosto e, posteriormente, na Conferência Nacional de Segurança Alimentar. A representante do CONSEA, Zênia Tavares, uma das palestrantes na Conferência municipal, destacou que a realização do evento é um pontapé inicial para a conscientização de toda a comunidade sobre as responsabilidades de cada indivíduo na alimentação saudável. “Esse é um momento histórico para a comunidade limoeirense. 

É muito importante sabermos do que estamos nos alimentando, precisamos construir políticas de segurança alimentar e nutricional e o agricultor familiar tem um papel fundamental sobre a temática”, disse Zênia. Para o secretário municipal de Agricultura, Marcel o Motta, o momento foi de contribuição para a formulação de políticas de segurança alimentar e nutricional, propondo para o município as diretrizes gerais. “É interessante à participação de todos, pois queremos fortalecer as ações de segurança alimentar e destacar a importância de uma boa nutrição na formação da saúde das pessoas, nosso objetivo é que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade”, concluiu Motta.

Postar um comentário

0 Comentários