Centenas de docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados se reúnem no 14º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV), que teve início nesta quarta-feira, 29, na capital paulista. O evento tem como objetivo promover palestras e oficinas pedagógicas dentro do tema “Pesquisa — Caminho para a aprendizagem significativa: uma visão além do intelecto”, colaborando para a formação continuada dos participantes e visando à troca de experiências entre eles. A solenidade de abertura foi prestigiada por oficineiros, palestrantes, convidados e autoridades do Brasil e do exterior, a exemplo do dr. Alberto Padova, chefe da Seção de Organizações Não Governamentais (ONGs), do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa), do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc). Ele está em visita oficial ao Brasil para conferir de perto o trabalho realizado pela LBV em São Paulo/SP e no Rio de Janeiro/RJ.
Italiano radicado nos Estados Unidos, ele fez questão, inclusive, de saudar os congressistas em português. A supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, e doutoranda em Educação pela PUC-SP, Suelí Periotto, em seu discurso, ressaltou a importância de desenvolver as habilidades investigativas do estudante e de valorizar sua bagagem espiritual durante os processos de pesquisa, visto que, assim, ele é preparado com "uma excelência intelectual que possibilita seu acesso às universidades mais concorridas, sendo motivado sempre a buscar a realização dos seus sonhos".
Construindo o conhecimento: Para dar início ao ciclo de palestras que ocorrem nos três dias do evento, a professora Emília Cipriano, secretária-adjunta de Educação de São Paulo, SP, dirigiu algumas palavras aos presentes. Doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP), ela explicou que existe um movimento bastante significativo na área educacional, que é a percepção de que informação não é conhecimento, ou seja, ter um rol de informações não significa, necessariamente, que a pessoa conheça. “O conhecimento se constrói quando você tem interação com os objetos do conhecimento.” Por isso, a dra. Emília ressaltou aos congressistas a importância de saber unir as várias áreas do conhecimento científico para encontrar meios que permitam ao educando receber as informações, mas também interagir com elas, para que o conhecimento se concretize. "Professor é um artesão. Ele precisar ir 'costurando'. Não é possível pesquisar sem fazer costuras entre autores, entre diferentes visões de mundo. Isso amplia nossa visão", apontou.
Construindo o conhecimento: Para dar início ao ciclo de palestras que ocorrem nos três dias do evento, a professora Emília Cipriano, secretária-adjunta de Educação de São Paulo, SP, dirigiu algumas palavras aos presentes. Doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP), ela explicou que existe um movimento bastante significativo na área educacional, que é a percepção de que informação não é conhecimento, ou seja, ter um rol de informações não significa, necessariamente, que a pessoa conheça. “O conhecimento se constrói quando você tem interação com os objetos do conhecimento.” Por isso, a dra. Emília ressaltou aos congressistas a importância de saber unir as várias áreas do conhecimento científico para encontrar meios que permitam ao educando receber as informações, mas também interagir com elas, para que o conhecimento se concretize. "Professor é um artesão. Ele precisar ir 'costurando'. Não é possível pesquisar sem fazer costuras entre autores, entre diferentes visões de mundo. Isso amplia nossa visão", apontou.
O diálogo, a inclusão, a participação, a democracia e o respeito às diferenças promovidos pelo professor são fatores imprescindíveis para a efetividade das pesquisas, de acordo com a palestrante. A palestra da dra. Emília ainda incentivou os educadores à pesquisa multidisciplinar, levando em consideração inclusive a vida do aluno, respeitando as experiências que ele mantém fora da escola. De acordo com ela, essa estratégia facilita que o pedagogo saiba dar significado às informações que o aluno receberá na sala de aula, relacionando à realidade dele o conhecimento que está adquirindo. "Aprendizagem significativa é quando eu trabalho a teoria com o processo de reflexão permanente sobre a realidade que estou vivendo. [...] Nós temos nas nossas mãos seres o tempo todo se constituindo. [...] E podemos despertar esses seres para construírem um novo mundo, com outras visões, com outras leituras", destacou.
Acompanhe a cobertura completa do evento acessando www.lbv.org/congresso-de-educacao/blog e aproveite para compartilhá-las com os amigos no Facebook (www.facebook.com/lbvbrasil) com a hashtag #EducaçãoLBV!
Acompanhe a cobertura completa do evento acessando www.lbv.org/congresso-de-educacao/blog e aproveite para compartilhá-las com os amigos no Facebook (www.facebook.com/lbvbrasil) com a hashtag #EducaçãoLBV!
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.