Header Ads Widget

Será que Windows Phone será descontinuado; Entenda o rumor



Esta semana surgiu um rumor que deixou todos bastante intrigados. A Microsoft estaria preste a descontinuar o Windows Phone em prol do Google e seu Android. Será realmente que a empresa vai desistir do Windows Phone?

O que faz sentindo? Nadellla, o atual CEO da Microsoft, sempre foi contra a aquisição da divisão de dispositivos e serviços da Nokia. A filosofia da empresa mudou, e agora está mais aberta aos concorrentes e quer está presente de forma consistente em todos produtos quando possível. O Windows Phone ainda não decolou e a sua receita é minúscula se comparada com os rendimentos de outras divisões. Outro ponto é que Nadella deu um depoimento recente que sacrifícios poderão ser feitos em divisões não tão rentáveis.

O que não faz sentindo? A Microsoft tem investido insacavelmente no setor de smartphones, inclusive com a aquisição de parte da Nokia. O rumor em questão ainda fundamenta que a Microsoft largaria o programa de publicidade na web, se valeria do aplicativos de Google Maps e Youtube no Windows. Bem, a empresa também investe em seu serviço próprio de mapas, e fazer uma aventura nessa por um aplicativo do Youtube realmente não faz sentido. Se assim fosse, o Google deveria adotar os produtos da Microsoft no seu Android, será que o Gigante de Buscas realmente faria isso?Além disso, a Microsoft luta a anos para criar uma plataforma universal que funcionará em diversos produtos em vários tamanhos de tela. Iria abandonar tudo que foi construído nos últimos minutos do segundo tempo? Ainda existe um consenso de que o “mobile é o futuro”, e a Microsoft já fechou os olhos para isso uma vez e pagou muito caro na era Ballmer. Iria fechar os olhos novamente? 

Vários fabricantes, inclusive a Samsung e LG, estão a utilizar a suíte de aplicativos da Microsoft em seus aparelhos e que na prática é mais vantajoso do que ficar dependente do Google e apoiar o Android em troca de uma amortização na cobrança de patentes do Android. É muito difícil acreditar que a Cortana e o Bing ganhariam destaque no robozinho. Outro fato que não pode passar despercebido,  o Windows 10 Mobile tem um subsistema do Android, e isso permite que aplicativos do sistema do Google sejam executados no sistema móvel da Microsoft. Além de facilita a portabilidade dos aplicativos das plataforma concorrente com novas ferramente para os desenvolvedores, a Microsoft trouxe o subsistema permitindo que alguns aplicativos do Android sejam utilizados no Windows 10 Mobile sem a necessidade de portar, bastando que seja publicados na loja do Windows. Ora, a Microsoft tente suprir a principal deficiência do sistema e essa vantagem não deve ter sido criada em vão.

O que preocupa? A fonte do rumor, MSFT nerd é uma fonte bastante confiável, e por isso o rumor deve realmente ser repassado. Se isso realmente acontecer deve ser por motivos desconhecidos, pois de acordo com os que foram divulgados, pelo menos para nós não faz sentido. Rumores parecidos para a divisão do Xbox eram bem frequentes, porém quem acompanha o mundo dos games percebe que a Gigante dos Software investe arduamente neste campo e existe um consenso comum de que a Microsoft não faria isso.

Postar um comentário

0 Comentários