Header Ads Widget

Dez mentiras contadas sobre a bateria dos smartphones



Já houve um tempo em que a bateria dos dispositivos móveis durava dias. Hoje, se precisarmos recargar apenas à noite já é um avanço. São muitas as causas do baixo desempenho da bateria do celular, porém, também existem inúmeras formas de melhorá-la. Muitas delas, que, provavelmente, você acredita fazer diferença, não passam de boatos. Mitos do começo do surgimento da tecnologia prevalecem até hoje, por isso, o TechTudo preparou esta lista, que vai te ajudar a desvendá-los.

1. A bateria só deve ser recarregada quando for usada até o final. Antigamente, as baterias corriam o risco de ficarem “viciadas”, caso o usuário recarregasse o celular antes de a carga acabar. Porém, com o avanço das tecnologias, esta ação não é mais necessária. Atualmente, as baterias são de polímero de íon de lítio, ou seja, dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Sendo assim, o usuário pode ligar o equipamento na tomada quando quiser, sem precisar usar a energia do aparelho móvel até o final.

2. Só se deve tirar o celular do carregador depois que a bateria estiver 100% cheia. Vale a mesma explicação acima. Assim que os smartphones foram criados, as baterias eram de níquel e isso exigia um ciclo completo de carga e descarga. Porém, isso não acontece mais com as atuais baterias de íon de lítio.

3. Colocar a bateria na geladeira ajuda a recuperar sua potência. Com certeza você já ouviu alguém falar para colocar a bateria no congelador para recuperar sua potência. Isso surgiu do fato de que o calor está relacionado ao funcionamento da carga, uma vez que, quanto mais quente, maior é o consumo de bateria. Porém, não é por isso que colocar a bateria na geladeira vai trazer algum benefício. Pelo contrário, especialistas alertam que essa ação pode até estragar o aparelho.

4. Baterias antigas duravam mais do que as novas  Muitas pessoas acreditam que as baterias antigas eram mais potentes e duravam mais do que as novas, mas isto não passa de um mito. O que acontece é que os celulares antigos tinham inúmeras funções a menos que os atuais, e por isso eram menos utilizados, o que fazia com que a bateria durasse por mais tempo. Além disso, os aparelhos antigos consumiam carga continuamente, sem interrupção, já os atuais gastam energia conforme os recursos são utilizados, permanecendo em stand by nas outras horas.

5. Deixar o celular carregando a noite toda prejudica a bateria Mentira. A partir do momento que a bateria do dispositivo estiver completamente cheia, o aparelho vai parar de “puxar” energia, por isso não prejudicará a bateria do celular. Isso vale também para laptops.

6. O ideal é que o dispositivo seja carregado desligado. Carregar o celular e usar ao mesmo tempo não compromete a eficiência da bateria. Você pode usar o aparelho a vontade. O único problema é que isto fará com que a bateria demore um pouco mais para carregar completamente.

7. A primeira carga do celular deve sempre durar mais Já foi comprovado que isto não é verdade, sendo assim, não é necessário deixar seu celular durante horas na tomada. Porém, vale dizer que esta regra pode não valer para notebooks. Nesses casos, depende o que diz o manual de instruções.

8. O smartphone não deve ser desligado. Enquanto umas pessoas acreditam que isto é prejudicial a vida útil do aparelho, e outras preferem o modo avião ou não perturbe, o ideal mesmo é, de tempos em tempos, desligar o aparelho. Isso porque, apesar de ser uma máquina, seu smartphone também precisa de descanso. Especialistas dizem que é interessante deixar o celular um tempo desligado ao menos uma vez por semana. A dica é fazer isto enquanto dorme ou durante algum momento do dia em que você vai estar ocupado.

9. Usar carregadores "genéricos" compromete a bateria . Ainda há controvérsias sobre o assunto. Enquanto alguns julgam que a prática de usar carregadores de marcas desconhecidas pode prejudicar a bateria do celular, outros garantem que tudo não passa de um boato. Apesar da eficiência dos carregadores "genéricos" não ser tão boa, alguns especialistas dizem que eles não necessariamente prejudicam a vida útil da bateria.

10. Vibracall, Wi-Fi com sinal ruim e Roaming comprometem a performance da bateria  Não é verdade que usar o celular no vibra, ou deixar o telefone no modo Wi-Fi, por exemplo, vai prejudicar sua bateria ao longo do tempo. Porém, de fato, usar estes recursos consumirá uma boa parcela de energia do seu smartphone, já que eles exigem mais desempenho do aparelho.

Postar um comentário

0 Comentários