Header Ads Widget

Robô mais rápido que Usain Bolt agora também salta sobre obstáculos



Talvez você se lembre do Cheetah, o robô de forma animal ultrarrápido do Instituto de Tecnologia de Massachusetts . Em 2012, ele superou o recorde de velocidade do velocista Usain Bolt. O próximo passo é superar a marca de Aries Merritt, recordista dos 110 metros com barreira. Isso porque o robô agora é capaz de detectar e saltar sobre obstáculos de até 40 centímetros de altura. O Cheetah é o primeiro robô com quatro pernas a conseguir realizar o feito de forma autônoma, graças aos esforços dos pesquisadores do laboratório de biométrica robótica da universidade. O professor de engenharia mecânica Sangbae Kim explica porque o feito é tão impressionante. “Um pulo com corrida é um comportamento realmente dinâmico. É necessário gerenciar equilíbrio e energia e ser capaz de controlar o impacto depois da queda. Nosso robô é criado especialmente para estes comportamentos dinâmicos”, conta ele no comunicado.

 Para criar a nova habilidade de pulo, os pesquisadores instalaram um LIDAR, tecnologia óptica que usa a luz para criar uma noção espacial e estimar a distância entre o robô e os objetos, responsável por mapear os arredores. Em seguida, três algoritmos entram em ação: o primeiro detecta obstáculos e estima tamanho e distância; o segundo calcula onde os pés do Cheetah precisam estar no início do pulo, ajustando o passado do robô para chegar lá no momento certo, enquanto o terceiro calcula a força necessária para superar o obstáculo. Sangbae Kim explica que é possível ajustar o algoritmo para economizar energia, fazendo com que o robô pule apenas o necessário para pular sobre a barreira, mas não é necessário. “Ficamos obcecados com soluções otimizadas, mas este é um exemplo no qual você precisa ser bom o bastante, porque você está correndo e precisa tomar a decisão muito rápido”, conta ele.


Leia mais em http://olhardigital.uol.com.br/noticia/robo-mais-rapido-que-usain-bolt-agora-tambem-salta-sobre-obstaculos/48854

Postar um comentário

0 Comentários