Header Ads Widget

Onde Fica a Baixa da égua? [Entenda sobre este fato intrigante]



Estava eu no Facebook e de repente me veio na mente a a ilustre frase; "Vá pra baixa da égua!" Após isso me veio a seguinte questão; Afinal onde fica a baixa da égua? Muitos até tentaram responder minha indagação, mas não obtiveram sucesso nas respostas. Após pesquisa na web encontrei alguns artigos e o que melhor se encaixou foi postada no Yahoo resposta que traz a seguinte explicação: A Baixa da Égua é uma famosa expressão essencialmente nordestina que teve sua origem no sertão da Paraíba por volta de 1938 no cangaço que tinha como líder o Virgulino Ferreira, vulgo Lampião, que era o carrasco dos sertões nordestino. A baixa da égua era um local onde a égua de Celestino tomava banho e ficava pastando quando ele descansava de suas longas viagens pelos sertões. Como se aproximar da baixa da ´degua era muito perigoso, risco de morte, porque o Cangaceiro Celestino não queria ser incomodado. aproximar-se do local poderia ser fatal. Por isso, quando não gostamos de algum ou não a queremos perto de nós mandamos para a baixa da égua.

Há os que digam que este local fica próximo a onde Judas perdeu as botas e lá na caixa prego, mas alguns historiadores discordam desta informação. Ainda há os que afirmam que a baixa da Égua é um lenda que corre em todo nordeste com cada estado tendo sua versão. Em Teresina (registrado pelo blog DG [acesse aqui]) ele conta que a baixa da égua ficou conhecida por ser uma região bastante acidentada, com muitos altos e baixos, enormes pedras e muitos grotões. (Grota= buracos, enormes fendas no solo,) e durante o dia os tropeiros e viajantes que vinham do interior (zona rural de Teresina) deixavam seus animais nessa região.como criar um blog. E aí oque acha da Baixa da Égua? Já ouviu falar nele, conhece? Comente mais sobre ela nos comentários do Blog. Geralmente que viveu os primórdios dos anos 20 e 30 sabe explicar com maior exatidão sobre o assunto. Confira abaixo algumas fotos da hilária Baixa da Égua. 






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu achava que era un lugar baixa que dava pra cume as eguas.

    ResponderExcluir
  2. E eu jurava q BAIXA DA ÉGUA era um bairro em algum lugar no nordeste

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.