Header Ads Widget

Filme Ausência que tem Irandhir Santos no elenco vence Festival Cinelatino de Toulouse



O cineasta brasileiro Chico Teixeira foi o ganhador, neste sábado, do grande prêmio do Festival Cinelatino de Toulouse por seu filme Ausência (2014), que narra o amadurecimento prematuro de Serginho, após ser abandonado pelos pais. Composto pelo cineasta mexicano Pedro González Rubio, pela brasileira Juliana Rojas e pelo búlgaro Lubomir Bakchev, o júri valorizou "a maturidade da visão sobre a dificuldade de crescer na ausência dos pais, o que obriga Serginho [de 14 anos] a se emancipar". Apesar de se tratar de um longa de ficção, o carioca Chico Teixeira não abandona em Ausência o olhar de documentarista do início de sua carreira. O brasileiro Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, era um dos filmes na disputa pelo prêmio de melhor longa. O filme foi dirigido pelo carioca Chico Teixeira e tem o pernambucano Irandhir Santos (limoeirense) no elenco.

Na sexta-feira, o também brasileiro Tudo vai ficar da cor que você quiser, de Letícia Simões, já havia conquistado o prêmio de melhor documentário. Um dos favoritos no festival, Ixcanul (2015), do guatemalteco Jayro Bustamante, recebeu o Prêmio do Público e o da Crítica francesa. O filme já havia conquistado o Urso de Prata no Festival de Berlim e o prêmio de melhor filme no Festival de Cartagena. Já o cubano Carlos Machado Quintela levou o prêmio FIPRESCI, da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, por La obra del siglo (2015), sobre as esperanças e desesperanças de três gerações de cubanos da "Cidade Nuclear". Dedicada à juventude, a 27ª edição do Festival Cinelatino de Toulouse termina neste domingo, com a exibição das produções vencedoras. O curta pernambucano João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa, também está entre os premiados.

Confira abaixo a entrevista de Chico Teixeria  sobre "Ausência"



Leia mais em http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2015/03/28/internas_viver,568676/filme-brasileiro-vence-festival-cinelatino-de-toulouse.shtml

Postar um comentário

0 Comentários