Header Ads Widget

Domingo de protesto no Brasil

Foto da internet


Este Domingo 15 de março foi marcado por protestos em muitas capitais brasileiras e as manifestações pacificas repercutiram bastante durante todo o dia de ontem e hoje nos telejornais locais e nacionais das principais redes de televisões e rádios do Brasil e mundo a fora. Em seu programa de notícias a RFM (emissora de rádio do grupo Renascença de Portugal) também citou o fato na noite deste domingo (período da tarde horário de Brasileia). A Rede Globo deu diversos Fleches, assim como o SBT que interrompeu sua programação de domingo para dar destaque ao Vivo as manifestações que ocorreram na Avenida Paulista em São Paulo. Os protestos ocorreram pela manhã com milhares de pessoas indo as ruas e tendo como destaque algumas capitais e entre elas Belo Horizonte, Minas Gerais, que conseguiu juntar cerca de 24 mil pessoas das 9:30 horas até as 3:30 horas da tarde em plena Praça da Liberdade e na Praça Savassi. A Polícia Militar informou que foram aproximadamente 5 mil pessoas reunidas apenas na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte.

Já na capital do Brasil (Brasília) as manifestações pacificas  terminaram no início da tarde  reunindo cerca de 45 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. No Rio de Janeiro um dos locais escolhido foi a praia de Copacabana que abrigou mais de 15 mil pessoas que se juntaram para realizar o protesto, segundo a Policia Militar do Rio foram 15 pessoas, mas os organizadores calcularam um número ainda maior sendo totalizado 30 mil. Aqui em Pernambuco  a Cidade do Recife contabilizou cerca de 25 mil pessoas segundo informação dos que organizam o Movimento Vem pra Rua. O local escolhido para as manifestações foi a Praia de Boa Viagem. Homens, mulheres e crianças saíram as ruas vestidos com as cores da bandeira brasileira e munidos de cartazes para reclamar principalmente da corrupção, em meio ao escândalo bilionário na Petrobras investigado pela operação Lava Jato, e problemas econômicos enfrentados pelo Brasil. Alguns ainda pediram intervenção militar gritando; "Abaixo a corrupção".

Em uma matéria do G1 da Rede Globo es jornalistas fazem um detalhamento de quem são e o que pensam líderes de protestos neste domingo. Na matéria eles afirmam que há um ponto em comum entre eles; A defesa de mudanças no país, mas há uma discordância entre impeachment e intervenção militar. Nos comentários do site do G1 muitos pregam diversas ideologias e um deles é o senhor Mauro Rodrigues que relatou a seguinte frase: - Querendo ou não o único grupo que tem uma ideologia mais consistente é o que prega a intervenção militar. Já o jovem  Adilson Fisher potou o seguinte: - Hehehe .... Advogado, empresário, empresário, ativista etc... Esses representam você ? A mim não. O que vale são as urnas, quem tiver mais votos vence e os perdedoras devem acatar o que a maioria decidiu. Esse governo é o único que combate a corrupção mas infelizmente alguns ainda não entenderam isso. A expectativa é de que o governo apresente um pacote anticorrupção como resposta aos protestos, mas Ortellado acredita que isso não será suficiente para aplacar a insatisfação, disse Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP ao site da BBC

Via mundo os principais jornais relataram matérias sobre os manifestos e o jornal The New York Times assinala que cresce a raiva contra a presidente Dilma Rousseff e que os protestos de ontem "aumentam a pressão sobre ela". Já a agência Reuters observou que "mais de 1 milhão de brasileiros protestam contra Dilma Rousseff, a economia e a corrupção". Segundo o texto "é pouco provável que Rousseff renuncie ou enfrente os procedimentos de impeachment desejados por muitos oponentes". No entanto, diz a Reuters, que "para uma presidente eleita apenas há cinco meses, os protestos são um sinal de um país polarizado e crescentemente infeliz com sua liderança". O diário venezuelano El Universal , por sua vez, destacou as declarações do ministro Miguel Rossetto e informou que "Dilma Rousseff responde aos protestos com pacote anticorrupção". Estas informações foram do site EM que postaram alguns comentários feitos por brasileiros que residem fora do pais.  No site da revista Exame uma das frases que ficou marcada foi a da comerciária Márcia Santos que fez a seguinte citação ao ir ao protesto vestida com camisa verde-amarela: - “O brasileiro tem que se manifestar realmente e não pode se calar diante desses escândalos e roubalheira que vemos no Brasil”,



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Kolega mulia, saya senang Anda menikmati artikel yang diterbitkan oleh kami, jangan ragu untuk komentar dan selalu mengunjungi kami. Pelukan untuk semua warga di Indonesia.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.