Header Ads Widget

Bloco Calu Mulher traz novidades para 2015 e muita animação na quinta da semana pré-carnavalesca.

Parte das integrantes do bloco


Com aproximação do carnaval muitas prévias despontam em Limoeiro e uma delas é o Bloco Calu Mulher que aporta nas principais ruas de Limoeiro no dia 12 de fevereiro. O grupo formado por uma comissão de mulheres teve a ideia de reviver esta magia do carnaval que em outrora erá formado só por homens em suas "burricas". Para manter viva esta tradição as senhoras Magna, Magda,  Rosângela, Jane,  Cecita, Bel, Zeta, Lêleca, Betânia (estilista do bloco). Laudijane dentre outras que se reuniram para fazer toda composição do bloco carnavalesco. A casa da dona Cleonice situada na Rua da Alegria tornou-se um verdade Ateliê e com tantas fantasias por fazer a anfitriã da casa acabou por cair na folia não resistindo a tentação ajudou a costurar as fantasias. O gosto pela Calu veio de cedo disse uma das brincantes ressaltando que sei pai fazia batidas de frutas para distribuir com as calus machos que todos os carnavais aportavam em seu lar deixando alegria e irreverencia. Em meio a uma festa de aniversário as mulheres resolveram formar o bloco, mas só após 3 anos elas realmente colocaram o bloco na rua, pois sempre faziam planos, mas não conseguiam. Quando força de vontade e a coragem chegou chegaram as meninas colocaram literalmente a mão na massa e foram a luta.

No primeiro ano de Bloco foram  as ruas cerca de 20 Calus em um bloco modesto, mas com o passar dos anos as Calus foram crescendo e o número de participante mais que duplicou ano passado e este ano já são cerca de 80 integrantes entre mulheres e crianças, este número se for posto em pratica aumenta ainda mias, pois tem os foliões que adquirem os kits e também começam a fazer parte da Calu. Sendo um Bloco auto sustentável as meninas conseguem ir para as ruas de qualquer jeito. Esta auta-sustentabilidade se dá da seguinte forma; Cada membro compra sua burrinha e a venda dos kits para os foliões ajuda a custear os gastos do bloco com orquestra e outros contratempos. O bloco conta com alguns apoios o que lhe dar uma segurança a mais para ir as ruas brincar. Esta entrevista foi bem humorada e contou com a presença de algumas integrantes em bate-papo com os blogueiros Jair Ferreira do Blog Folha de Limoeiro e Márcio Wanderley do blog Coisas da vida. Enquanto conversávamos as integrantes iam confeccionando as fantasias e colando partes dos adereços. \a fantasia  deste ano homenageia a Princesa do Capibaribe em seu tema. Toda fantasia teve criação da estilista Betânia que desenvolveu o modelos e colou as costureiras para trabalhar e as integrantes para cuidar dos adereços.

Uma das inúmeras novidades do bloco para este ano será a a "Morta carregando a viva", papel feito por homem antigamente ganha uma versão feminina. O Matéu também estará presente, mas para este ano ele ganhou uma versão mais rusticas lembrando o Mateus da infância das brincantes da Calu. Este bloco formado por mulheres a cada ano resgata um elemento da cultura carnavalesca que vinham se perdendo no tempo. O artesão Seu Gilvã produtor da carcaça da burrinha, também cuidará da roupa da morta que carregará a viva. Os maridos das integrantes entram com o apoio logístico e moral, afinal de contas as integrantes presam por manter o bloco só com mulheres nas burricas e a tradição será mantida, garante Rosângela uma das fundadoras do bloco. Há uma paixão tão forte neste bloco que tal feito conseguiu despertar o interesse da Globo, tendo a mesma se deslocado de Recife até Limoeiro para entrevistar as calus limoeirenses. Esta ela já entrou em contato com as integrantes do bloco ao que parece será mais um ano do bloco na tela da tv no meio deste povo com todos mundo se vendo na Globo. Em meio a tantas novidades, as integrantes ainda informaram que foram convidadas a irem ao Recife Antigo na segunda-feira de carnaval desfilar na avenida. 

Para este ano serão dois hinos do blocos; O 1º composto por Cecita e Marco Pinto e o 2º por Chico Barbosa (Chico da Dengue) mostrando a magia do bloco. Para esta ano serão um total de oito Matéus, uma Catirina, uma Morta a viva carregando e ceca de 80 Calus, tendo a porta estandarte incluída neste número. Para os kits o valor será de R$: 40,00  e poderá ser adquirido com qualquer integrante do bloco e maiores informações podem ser adquiridas via Página do Bloco no Facebook neste LINK. O kit inclui a camisa e um adereço feminino, mas se algum homem for participar poderá adquirir apenas a camisa que sai no valor de R$: 20,00. Vale lembrar que bloco saíra da Igreja do Auto e irá terminar no Colombo e a entrada no clube só será permitida com uso das camisas que torna-se uma espécie de identificação. O frevo de rua será o som que irá  embalar as Calus mantendo viva a cultura pernambucana nas novas e velhas gerações. As orquestras Evoé do Maestro Sérgio e a orquestra sobre a regência de Marco Pinto da Seresta Adalberto Moreira e Ítalo que é um músico de mão cheia. Puxando o bloco teremos Saulo de Társio, a voz da MPB limoeirense. Então marquem sua agenda ou peça para a Cortana, a Siri ou o Google Now marcarem compromisso para a quinta-feira do dia 12 de fevereiro. 

Confira algumas fotos do bloco na parceria do Folha de Limoeiro com o Coisas da Vida.







Postar um comentário

0 Comentários