Header Ads Widget

Bloco Calu Mulher garante folia da quinta-feira pré-carnavalesca em Limoeiro

Foto por Jair Ferreira/Folha de Limoeiro


O carnaval é uma festa multicultural e nessas muitas culturas há espaço pra todas as manifestações e tradições. Em algumas folias há inversões de papeis e de pessoas e isso aconteceu em Limoeiro a 3 anos e vem se repetindo com o bloco formado só por mulheres que resgataram uma cultura masculina com um jeito mais feminino. A Calu mulher tornou isso possível mais uma vez quando saiu às ruas desfilando e mostrando todo o charme da mulher calu. A Calu vermelha e com sua coroa representaram bem Princesa do Capibaribe e fizeram jus a fantasia e seu nome. Além do resgate a Calu e o Matéu, o bloco também resgatou a cultura do Morto vivo que já foi sinônimo de cultura Limoeirense há anos adormecida. A concentração do Bloco aconteceu em frente à Matriz de São Sebastião no Alto de São Sebastião e conseguiu juntar bastante gente que usou e abusou das câmeras fotográficas e celulares com aquela famosa foto selfie em um objeto estranho para muitos e conhecido como o "pau de selfie". O pátio da Igreja realmente lotou de curiosos, adeptos e amantes do bloco que caíram no passo do esquenta antes do bloco sair, afinal orquestra de frevo afinada é o que não faltou, pois foram duas agitando os foliões que seguiram com o bloco pela Auto de São Sebastião, Rua da Alegria, Praça da Bandeira e Colombo. Neste percurso os maridos das Calus deram aquela assistência as suas amadas não deixando faltar água e outras coisas mais.  

Com o som da orquestra a chamar muitos moradores das redondezas saíram de suas casas para prestigiarem a festa e darem seus aplausos as Calus que trouxeram de uma vez por toda esta mágica fantasia aos carnavais de Limoeiro. O frevo rasgado não deixou ninguém parado e as Calus caíram no passo em todas as idades, pois de pequena a idosa houve espaço para todas as classes sociais e idades. A fresta transbordou as ruas e terminou na sede do Aristocrata da Praça da bandeira (O Colombo Sport Clube). Para entrar bastava mostrar a camisa do bloco que foi vendida e valia como ingresso para folia do bloco. A cultura da Calu já esta tão impregnada nos limoeirenses de tal forma que não coube na cidade e na segunda feira de carnaval irá aportar na Veneza Brasileira (Recife-PE) com direito a apresentação e tudo mais. Ainda como forma de não deixar a tradição morrer um bravo homem foi ao desfile resgatando a Calu homem que nos carnavais de outrora agitava limoeiro.

Superando todas as expectativas do grupo as Calus superaram a marca do ano passado e este ano levaram para s ruas cerca de 80 Calus, muitas crianças e adultos com camisa do bloco. Ano passado a Rede Globo veio a Limoeiro, mas este ano não marcou presença, mas isso não foi desânimo para as foliãs, afinal havia os Blogs os registrando tudo. Uma coisa bastante curiosa nas Calus foi ver a diversidade de cores dos vestidos das burrinhas que por sinal acabou virando obra de arte, pois cada proprietária usou e abusou de sua fantasia com lantejoulas e outros adereços típicos do carnaval. A segurança foi outro ponto forte da animação, pois a Guarda Municipal de Limoeiro garantiu a folia em segurança e o simpático Jackson (DJ Jack) garantiu o som da folia enquanto o carro de som não estava totalmente pronto para começar a folia. Alguns vereadores e comerciantes vieram prestigiar de perto e ver a "força" e a coragem que a mulher Limoeirense tem e busca quando quer algo. Já está confirmado para ano que vem mais uma folia do Bloco calu mulher, por tanto vá contando nos dedos quanto dias faltam para o carnaval 2016 e quem sabe você não possa sair no bloco ou de calu se for mulher atrás da folia se não for, afinal atrás da folia só não vai quem já morreu.

Confira algumas fotos cedidas pelo Blog Folha de Limoeiro









Postar um comentário

0 Comentários