Header Ads Widget

8 Remédios caseiros para males comuns que realmente funcionam



É inegável que a medicina atual não é nada menos que fantástica. A evolução nos estudos da química e biologia nos proporcionou o tratamento e até a cura de várias doenças. Entretanto, apesar de todo esse avanço – e sem desmerecê-lo – ainda há quem recorra a tratamentos caseiros para problemas comuns. O mais incrível é que muitas dessas soluções realmente funcionam, ainda que a ciência não tenha uma explicação certeira para algumas delas. A seguir, você confere 8 remédios caseiros para problemas comuns que realmente funcionam.

Atenção: apesar dos métodos aqui mencionados serem tecnicamente inofensivos, alertamos que você deva testá-los por sua conta e risco. O Tudo Interessante não se responsabiliza por danos supervenientes, nem garante a eficácia plena do conteúdo exposto.


Usar fita adesiva (fita prata) para remover verrugas

O método: colar um pedaço de fita adesiva sobre a verruga diariamente; esfoliar com uma pedra-pomes uma vez por semana;

O que a ciência diz: em 2002, um grupo de médicos testou a eficácia do método e descobriu que ele era mais eficaz que a utilização do nitrogênio líquido na remoção das verrugas; entretanto, não se sabe se esta eficácia tem a ver com algum químico presente na fita ou se é a asfixia (oclusão) da verruga que promove a sua remoção gradativa. Estipula-se ainda, que a fita promoveria uma irritação na pele que estimularia o sistema imunológico a atacá-la.


Usar Vick (vaporub) para curar fungos nas unhas

O método: passar vick duas vezes ao dia sobre a unha infectada;



O que a ciência diz: alguns dizem que é o mentol presente no bálsamo; outros, que é o efeito sufocante promovido pelo gel espesso que não só mata os fungos, como promove a queda da unha infectada e a formação de uma nova unha completamente sã. O fato é que muitos pacientes alegam uma notória melhora com este método.



Usar aveia para aliviar as dermatites (inflamações na pele)


O método: fazer uma pasta com água ou administrar banhos com aveia em flocos. Geralmente, recomendam-se sessões de, no mínimo, 15 minutos;

O que a ciência diz: verdadeiro, pois a aveia possui efeito anti-inflamatório e anti-histamínico. É reduzindo os efeitos da histamina, que ela ajuda a combater a inflamação, diminuindo a vermelhidão na pele.


Tomar iogurte para combater o mau hálito


O método: tomar iogurte (de preferência, natural) toda vez que sentir necessidade;

O que a ciência diz: o mau hálito possui várias causas. As mais comuns se resumem a problemas na boca ou no estômago. Para este último, o iogurte funciona como um ótimo neutralizador, assim como outros alimentos probióticos. Apesar de não agir sobre as bactérias, ele age sobre ácidos que se encontram entre a boca e o estômago, inclusive na parte posterior da garganta e esôfago.

Ingerir uma colher de açúcar para curar soluço

O método: ingerir a seco uma colher cheia de açúcar;

O que a ciência diz: Em 1971, Edgar Engelman, médico, realizou um estudo para descobrir se uma colher de açúcar é realmente uma cura eficaz para soluços. Ele reuniu um grupo de 20 pacientes que haviam experimentado soluços intratáveis por mais de seis horas, oitos dos quais soluçavam há mais de seis semanas. A cada um deles foi dado uma colher de chá de açúcar branco granulado para engolirem a seco, e para 19 dos 20 pacientes soluço, a cura foi imediata. André Dubois, gastroenterologista, afirmou no livro The Doctors Book of Home Remedies, que o açúcar provavelmente estaria agindo na boca para modificar os impulsos nervosas que estariam causando os espasmos do diafragma, curando o soluço.


Morder levemente um lápis para curar dor de cabeça


O método: colocar um lápis entre os dentes e mordê-lo suavemente, sem fazer força, para relaxar os músculos da mandíbula;

O que a ciência diz: assim como o mau hálito, há várias causas para a dor de cabeça. Aquelas provocadas pelo estresse, geralmente tem a ver com a tensão provocada pela força que aplicamos aos músculos mandíbula, sem percebermos. Ao colocar um lápis entre os dentes e mordê-lo suavemente, sem aplicar pressão, ajuda a relaxar esses músculos, aliviando a tensão e, consequentemente, a dor de cabeça provocada por ela.

Comer azeitonas para aliviar o enjoo de movimento (cinetose)

O método: ingerir azeitonas assim que sentir os primeiros sinais de enjoo;

O que a ciência diz: de acordo com a National Library of Medicine, há uma série de sintomas desencadeados pelo enjoo de movimento, sendo um deles a salivação excessiva, que funcionaria como uma espécie de proteção prévia para os dentes contra os ácidos estomacais em caso de vômito. A azeitona entraria como uma forma de combater essa salivação, pois possui taninos que secam a boca. Uma vez que esse sintoma fosse combatido, o corpo seguiria o exemplo e aliviaria dos demais sintomas do enjoo.

Gargarejar água salgada para aliviar dores na garganta

O método: misturar uma colher de sopa de sal com um copo cheio de água morna. Fazer gargarejos;

O que a ciência diz: a dor na garganta é uma consequência da inflamação. O sal ajuda a drenar parte do líquido da região, diminuindo o inchaço e a dor temporariamente. Mas atenção, este método não cura a doença, apenas ameniza os sintomas.

Leia mais em http://www.tudointeressante.com.br/2015/02/8-remedios-caseiros-para-males-comuns-que-realmente-funcionam.html

Postar um comentário

0 Comentários