Header Ads Widget

Blogueiros sertanejos se mobilizam para encontro estadual



Diretores da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco - AblogPE estiveram presentes promovendo bate-papos com os produtores de conteúdo para mídias digitais nos municípios de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Araripina (Sertão do Araripe), e Petrolândia (Sertão do Itaparica), para debater os desafios e o futuro da blogosfera pernambucana. “Temos na região blogs que estão inseridos entre os de mais qualidade no Estado”, afirmou Lissandro ao colocar a importância destes encontros. Lissandro Nascimento e Lúcio Cabral se reuniram entre os dias 15 a 18 de janeiro com blogueiros do médio Pajeú, com destaque para Afogados da Ingazeira, que tem mais blogueiros do que gente. De Afogados, participaram nomes como Nill Júnior, Itamar França, Juliana Lima, Júnior Finfa, Zulene Alves, Mário Viana, Romero Moraes e Mário Martins.  Já em Serra Talhada, a redação do Farol de Notícias recebeu as visitas do presidente e vice-presidente da Associação num papo sobre a luta pela democratização da mídia e pelo fortalecimento da categoria. “Estamos visitando o Sertão e a nossa ideia é democratizar ainda mais a informação, que ainda está muito concentrada nos grandes grupos econômicos. 

Nesta batalha os blogs têm um papel fundamental e pretendemos criar um núcleo da Ablog, aqui na região”, explicou Lissandro. “Participamos do 2º encontro estadual da Ablog e vamos marcar presença agora em março. A entidade é importante para fortalecer o nosso trabalho que diariamente sofre pressão de poderosos. A AblogPE é fundamental para o exercício da liberdade de expressão”, avaliou Giovanni Sá, editor do Farol.  Na cidade de Araripina, a representação também se encontrou com Renato do Visão do Araripe, Damião do Araripina em Foco, Rafael Diniz do Revista Geral, Flávio Galdino do Blog, Hermes Alves do Araripina.com.br, Lusmar do Folha do Araripe e Portnalli Chuim do Blog Casa de Abelha.  Na oportunidade, Hermes Alves ofereceu um almoço em sua residência para a diretoria da ABLOGPE que contou com a presença de Valmir Filho (PR), vice-prefeito de Araripina. A visita foi oportuna, segundo os blogueiros locais, pois o fortalecimento de ideias entre os comunicadores reforçar o esforço em oferecer um produto midiático de maior qualidade e sintonizado. Do sertão do Araripe para Itaparica, chegou a vez de Petrolândia, onde um almoço adesão reuniu os melhores blogs da região, incluindo Floresta e Inajá. Antes, na Pousada Triângulo de Petrolândia, o presidente e o vice foram recepcionados por Jair Ferraz, blogueiro na cidade e o radialista Antonio Marcos, da Rede Brasil de Comunicação.  

À mesa estiveram além de Assis Ramalho e Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho, organizadores do evento em conjunto com a AblogPE, os seguintes representantes de Petrolândia: Alex Santos (Petrolândia Notícias), Alexandre Sertão (Petrolândia Cultural, em implantação), Daniel Filho e George Novaes (Gota d'Água), Luciano Batera (Notícias de Petrolândia), Tony Xavier (Blog de Tony Xavier). Participou ainda, desta cidade, Eduardo Alcântara, representando o site PetroNaNet e o canal PetroWebTV.  Presentes ainda o Robson Cordeiro (Blog do Robson Cordeiro, de Inajá) e Edmilson (Sertão Eventos, de Floresta), acompanhado de sua esposa, os quais estiveram juntos neste momento memorável na blogosfera regional. Contou-se também com Paulo Campos, do Blog do Icó Mandantes (sitiocampinho.com.br), em atividade desde 2008, pioneiro e mais antigo blog em atividade de Petrolândia.   Na pauta do encontro informal foi apresentada a importância da organização dos blogs e sites, web TV e rádio web, entre outros veículos da mídia alternativa, além de terem sido tratados os objetivos da entidade e a luta que se apresenta perante a Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) para aprovação de projeto de lei, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), que visa democratizar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes do Estado para a mídia independente.  

Estes bate-papos representam um momento inicial de preparação, também, para o terceiro encontro da AblogPE, congregando blogueiros de todo o Estado, em um evento pelo qual serão eleitos 28 representantes de 14 microrregiões de Pernambuco (2 de cada microrregião). No final do almoço, a Primeira Dama de Petrolândia, Anna Tereza Cavalcante Simões, inteirou-se com os diretores da AblogPE sobre a importância da mídia alternativa e das redes sociais para divulgação das ações locais.   Foi destacada nestas atividades a importância da mídia alternativa estar unida para presentes e futuros enfrentamentos como a regulação da mídia, garantia de conquistas a partir do Marco Civil da Internet e proteção quanto à liberdade de expressão na rede mundial de computadores.  Direitos Humanos também foram postos na pauta como tema e nos fazem lembrar do compromisso que precisamos assumir como formadores de opinião, independente de nosso posicionamento político. É a blogosfera e a mídia independente fincando pé contra o monopólio da grande mídia. 

Confira fotos...





AGENDA:  Próximos bate-papos acontecem neste final de semana (24 a 25 de janeiro) nas cidades de Casinhas (Agreste) e Vicência (Mata Norte). Na RMR, está marcado em Paulista para a sexta-feira (30). 

Acompanhe as entrevistas clicando AQUI

Postar um comentário

0 Comentários