Header Ads Widget

4G x TV Digital: frequências muito próximas podem prejudicar sinal

A licitação da faixa dos 700 Megahertz para o 4G causa polêmica há algum tempo no Brasil. Por enquanto, o serviço de banda larga móvel de quarta geração só funciona na faixa dos 2,5 Gigahertz no país. Mas os 700 megahertz – espectro usado na maioria dos países com serviço de 4G estável – são bastante cobiçados; além de maior alcance, a baixa frequência apresenta menos ruídos e interferências. O governo promete licitar essa faixa para as operadoras de telefonia móvel em breve. O que acontece é que a TV digital opera em uma frequência muito próxima aos 700 megahertz; mas a partir da licitação, vai ceder um espaço dentro dessa faixa para a alocação do 4G/LTE. O problema é que se isso não for muito bem feito, a interferência entre os serviços será inevitável. Para entender melhor, imagine um salão onde antes apenas a TV digital falava entre si; aí eles resolveram colocar o 4G lá dentro desse salão e separarar os dois apenas por uma parede muito fina; resultado, um pode escutar e atrapalhar a conversa do outro.

Quem dita as regras para esse jogo é a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações e para que o Brasil tenha um 4G de qualidade sem interferir no bom funcionamento da TV Digital cabe a ela definir claramente e com rigor as bandas de frequência que cada um desses serviços deverá funcionar.  Preocupada com a situação, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão contratou a Universidade Mackenzie para realizar testes sobre a interferência do 4G na TV digital. Os ensaios foram todos feitos numa gaiola blindada eletromagneticamente, onde nenhum sinal de rádio externo é capaz de penetrar. Os resultados foram notórios; preste atenção no sinal da TV quando se aumenta a potência do sinal 4G dentro da gaiola. Nessa discussão, algumas pessoas mais radicais chegaram a falar em “apagão” da TV digital. Segundo o professor, isso já é exagero. Mas, dependendo da localização, uma residência pode sofrer muito para assistir TV com qualidade. Segundo Olímpio José Franco, presidente da SET, se você está perto de uma estação-base, que são essas torres que estão em cima dos prédios com as antenas de celular, uma antena coletiva do seu prédio ou casa, isso pode causar saturação ou interferência.

Para a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, a resolução atual da Anatel não é suficiente. É preciso mais rigor. As operadoras de telefonia móvel não se pronunciaram sobre a situação, mas conversamos com um especialista para explicar que – se não forem definidos os espaços de cada um – a interferência será recíproca entre as faixas moduladas. Ou seja, TV digital também vai interferir na qualidade do sinal 4G/LTE. "Você começa a ter erro de bits sendo transmitidos nessa modulação digital. Uma página de internet, um arquivo que você está baixando no seu celular começam a ter uma taxa de tansferência muito mais lenta porque aqueles bits que foram errados por conta da intermodulação (a interferência entre um e outro) precisam ser repetidos várias vezes", diz Alessandro Cunha, diretor de tecnologia da Tech Training. Segundo ele, o usuário não consegue atingir a velocidade adequada porque a interferência "consome" a largura de banda só em erros de retransmissão.

Aí a gente se pergunta: toda essa discussão por aqui e nos Estados Unidos o 4G funciona perfeitamente na faixa dos 700 megahertz sem atrapalhar a transmissão da TV digital; por que, hein?! Segundo nosso entrevistado, o que acontece por lá é que além de as faixas de frequência que cada tecnologia deve usar serem muito bem definidas, a determinação é respeitada pelas emissoras de TV e operadoras de telefonia móvel e também constantemente fiscalizado pela agência responsável.  Mais do que isso, ele afirma que a qualidade de instalação, os instrumentos de medição utilizados para testar essa qualidade e a definição dos parâmetros; é tudo perfeito e cuidado. Independente do que for decidido, a conclusão é: se a gente quiser se comparar aos Estados Unidos, por exemplo, as empresas precisarão respeitar estritamente as definições da Anatel, com instalações bem feitas; e a Anatel, por sua vez, precisará fiscalizar o funcionamento de ambas as tecnologias se quiser TV digital e 4G convivam em harmonia sem qualquer interferência. Cada um fazendo seu papel.

Postar um comentário

0 Comentários