Header Ads Widget

Atualize seu Lumia 930 para versão DENIM via Navfirm e Multi Software Updater 5.0



Para quem tem um Lumia 930 com o Windows Phone 8.1 + Lumia CYAN a novidade é que a atualização Windows Phone 8.1 Update 1 + Lumia DENIM esta disponível para download em aparelhos com a firmware (sistema operacional) da Finlândia. Para quem tem o sistema em outros países a atualização ainda não foi liberada. Com esta nova atualização da para ativar a Cortana com o comando "Hey Cortana" similar ao já consagrado "Ok Google Now" do Moto X. O procedimento é um tanto simples mais que exige de você um pouco de atenção e cuidado. Nós do Coisas da Vida iremos ensinar como fazê-lo, mas já vamos adiantando que é por conta e risco. Nós fizemos em um Lumia 930 branco e tudo ocorreu perfeitamente bem. Vamos ao passo a passo.


A primeira coisa a ser feita é baixar alguns arquivos que são compatíveis com os Windows 7, 8 ,8.1 e 10 de 32 ou 64 bit. Vamos aos arquivos necessários que precisa que se faça o Download e a instalação:

1- Nokia Care Suite PST 5.0.0 (5.4.119.1432) [BAIXE AQUI] ou o Navfirm (fiz o processo com esse programa). [BAIXE AQUI]
2-  Data Package Manager 4.2 (2013.7.5). [BAIXE AQUI]
3- Baixe esse arquivo UserGroupsConfiguration.cfg também. [BAIXE AQUI]

Após baixar os três arquios e os instalar será a hora de preparar o celular. Para esta preparaçãos erá necessário que se faça um backup completo no seu aparelho e que a bateria esteja ao menos em 50% da carga ou mais para realizar a troca de firmware. É recomendado que a bateria esteja com sua carga completa. Este procedimento foi feito com o Navfirm ao invés do Nokia Care Suite PST 5 pois é mais prático e simples. Agora vamos por a mão na maça e começar para valer.

1- Depois dos arquivos instalados todos os arquivos você deverá abrira pasta onde esta os arquivos do Navfirm que você baixou no link acima. Abra a pasta dele e depois na tela de Login, clica em cancelar como mostra a imagem abaixo.



Após esta tela você será levado a uma outra tela onde você deve digitar o product code que você quer por no seu Lumia, no caso do Lumia 930 Black/preto, usei o product code 059W0X5 que é do Lumia 930 Preto Finlandês ou ainda o product code 059W0X6. que corresponde ao  Lumia 930 branco Finlandês. Caso você tenha o modelo laranja deverá utilizar o product code 059W0X8 e se for o verde deverá usar o product code 059W0X7. Para quem não sabe cada product code (Código do produto) corresponde ao modelo de seu aparelho e respectivamente qual versão do sistema será instalado nele.


Na imagem acima onde esta circulado de vermelho tem um espaço onde pode ser digitado o Product code e lá mesmo ao lado do nome Product code que deverá digitar o código postado acima e depois aperte ENTER e aguarde até o firmware do aparelho aparecer no NavFirm, após achar a firmware, confirme se o aparelho está correto e no canto direito já estarão com as opções selecionadas, basta clicar em Download e aguardar o termino que conterá cerca de 1.8 gigas de arquivos a serem baixados.



Na tela acima você tem a demostração dos passos citado acima. Enquanto você espera o download que demora cerca de 20 a 30 min, dependendo da sua conexão e da largura de banda oferecida no momento pelo Navifirm, pegue o arquivo UserGroupsConfiguration.cfg e extraia para a seguinte pasta:

Se você usa Windows x64: “C:\Program Files (x86)\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″ ou “C:\Arquivos de programa (x86)\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″

Se você usa Windows x32: “C:\Programmes\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″ ou “C:\Programas\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″ ou ainda “C:\Arquivos de Programas\Nokia\Nokia Care Suite\Multi Software Updater 5.0″. O seu próximo passo será a troca da firmware. Para fazer este procedimento abra o Nokia Care Suite e clique em “Product Support Tool For Store 5.0” e clique em “Work Offline” como mostra as duas imagens abaixo.


Na próxima janela que aparecer será necessário fazer procurar o modelo do aparelho. Para achar seu modelo de seu aparelho vá no extra+info e procure pelo código (RM) impresso no aparelho.Após achar o código vá até a aba File, depois vá em Open Product e digite em filter o número do seu RM (no caso do o Lumia 930 a RM foi 1045). Após fazer este procedimento clique em Open. Nesta tela abaixo você verá o RM já sendo colocado.





Em sua próxima tela você deverá ir  no Menu Programming e clique em Recovery. Veja na foto abaixo como fica o processo. Após fazer isto  pegue a firmware que você baixou do Navfirm, normalmente fica na pasta NaviFirm+\FW, no caso do Lumia 930 ficou uma pasta 059W0X5, que é o Product Code baixado. Copie os arquivos desta pasta do product code (059W0X5) para C:\ProgramData\Nokia\Packages\Products\rm-1045 ou a unidade que você instalou o Nokia Care.





Vale lembrar que a pasta “programData por padrão é oculta no windows 7, 8, 8.1 e 10 para poder visualiza-la é preciso ir na configuração do Explorer (explorador de arquivos) e selecionar a opção de exibir arquivos e pastas ocultos. Entrando na pasta ProgramData\Nokia\Packages é bem provável que a pasta Products não exista, então basta criar esta pasta ou qualquer outra que seja preciso. Sua tela do programa deverá ficar algo assim como no print abaixo:


De volta ao Product Support Tool For Store 5.0 clique em Update List, se não funcionar saia e abra o programa outra vez. Deverá ser exibida a lista de firmwares para instalação, no meu caso tenho 3 firmwares baixadas e instalei a primeira que é a da Finlândia 059W0X5.


Selecione a firmware desejada caso tenha mais de uma listada ser´exibido no programa. após isto clique em START (sem que seu Lumia esteja conectado ao computador!). Com seu aparelho desconectado do cabo, desligue-o e na tela do Product Support Tool For Store 5.0 será feita a verificação da firmware a ser instalada, após a conclusão ele vai indicar como você deve fazer o procedimento para plugar o aparelho e começar o Flash da Firmware. Primeiro plugue o aparelho desligado ao computador e mantenha pressionado as teclas Volume - (volume baixo) e Power, ao sentir uma leve vibração no aparelho, solte os botões e clique em Retry no Product Support Tool For Store 5.0. Caso não consigo repita o procedimento até conseguir, sem desplugar o aparelho do PC. Para quem está tendo dificuldades neste passo, vale tentar desligar o aparelho e na hora de flashear plugue-o na USB e ver o Lumia  ligar e o care suite fazer o resto.

Após começar a formatação de seu Lumia você vera a tela dele vermelha com o nome Nokia e uma barra azul enchendo e na tela do programa os arquivos sendo instalado. Quando a barra tiver totalmente cheia o programa irá avisar que foi concluído com exito e o seu Lumia irá reiniciar. Quando ele ligar será necessário realizar todo processo de configuração do aparelho. Se você fez o backup  como manda o figurino nas configurações de seu Lumia o parelho lhe levará até a tela que lhe permite digitar seu e-mail cadastrado no celular e após ser digitado você poderá ver um aviso informando haver um backup e que o mesmo pode ser utilizado. Com as novas versões do sistema o backup ficou ainda mais inteligente, pois ele agora além de salvar os nomes dos aplicativos para serem baixados assim que houver conexão WIFI, ele também salva seu papel de parede e os tiles (azulejos) no local que estavam quando foi feito o backup.

Vale frisar que este tutorial só foi possível por que o site do Edmeneses postou ele com muitas informações e nós do Coisas da Vida acrescentamos mais algumas . O Ed ainda deixou algumas dicas que vamos postar aqui também para uma melhor compreensão de todos.

Algumas observações de erros que podem ocorrer antes do procedimento:


Primeiro: Se aparecer a mensagem de erro “MSG_INVALID_SIZE_SECURE_FLASH_RESP: 0x00040006″, tente por o cabo em outra porta USB do seu computador, se for Desktop de preferência as portas USB traseiras.

Segundo: Esse é comum e deve acontecer com todos, a mensagem “You have chosen not assigned product code for this device, do you wish to continue?” se você escolheu o aparelho corretamente pode apertar OK sem medo, fiz aqui duas vezes. Ao terminar a instalação do firmware recomendo fazer um hard reset (ligue o aparelho e pressione a tecla volume - várias vezes até aparecer uma exclamação na tela do seu Lumia, agora faça a sequência: Volume +, Volume -, Power e Volume -. Feito isso você verá as engrenagens do Windows e ocorrerá o reset que demora um pouco para terminar.

Para quem não conseguiu fazer o processo dos botões a dica é ir no menu de configuração, no item Sobre e clicar em Restaurar configuração de Fábrica. Outra curiosidade é que seu celular vai estar com a Lumia Cyan, porém com a atualização liberada para Lumia Denim que deve ser feita por meio de uma rede WIFI indo em configurações e depois atualização do telefone. Vale ainda lembrar que esta versão do sistema vem em inglês, mas na hora de instalar você já pode escolher o idioma português ou outro de sua preferencia que o aparelho irá baixar o novo idioma e reconfigurar todo os Lumia para o novo idioma. Será também necessário fazer o download do comando de voz em português.

Novidades da LUMIA DENIM: O que a Denim trará para os Lumias 930 e 1520? Novos algoritmos para melhorar o processamento das imagens, ativação por voz da Cortana (recurso "Hey Cortana"), aplicativo Lumia Camera 5 (com novos recursos, como o "Moment Capture", "Rich Capture" e gravação de vídeo em 4K) e as novidades da GDR1 (para o 1520, pois o 930 já havia recebido essa atualização de sistema antes). Teremos também recursos como: Pastas Dinâmicas (criar pastas colocando uma tile sobre outra na tela inicial!), opção "soneca" no alarme, atalho para a Rede Celular no Centro de Ações e Live Tile da Economia de bateria.

Postar um comentário

1 Comentários

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.