Header Ads Widget

Entenda o efeitos dos agrotóxicos para a saúde e saiba como evitá-los

Foto internet


O conceito de agrotóxico está relacionado a produtos químicos usados na agricultura para combater pestes, pragas e outras ameaças ao desenvolvimento das plantações. O problema dessas substâncias é que elas contaminam o ambiente, podem intoxicar os produtores que fazem sua aplicação e a população ao redor das regiões de cultivo, além de ficarem impregnados nos alimentos comercializados para o resto da população. Cada vez mais as pesquisas apontam para os prejuízos do consumo dos agrotóxicos e valorizam as opções de alimentos agroecológicos, produzidos de maneira mais saudável. Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo e pesquisadores apontam que este contexto tem relação direta com problemas na saúde da população e no meio ambiente. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva consolidou em 2012 um dossiê que indicava os impactos do alto consumo de agrotóxicos para o organismo. 
Os efeitos de modo geral são:
- para os agricultores e população do entorno: náuseas, fraqueza, convulsões, dificuldades respiratórias, dores de cabeça e confusão mental
- para os consumidores de alimentos intoxicados: câncer, doença de Parkinson, insônia, anemia, dermatites, alterações hormonais, problemas imunológicos, infertilidade, doenças no fígado e nos pulmões, entre outras.

A explicação é que as substâncias entram no organismo através do alimento e são distribuídas juntamente com os nutrientes por todo o corpo. Elas vão se acumulando nas células e tecidos, prejudicando a função inclusive dos órgãos e facilitando o desenvolvimento de doenças. O documento teve por objetivo informar e incentivar uma mudança no atual contexto de produção e comercialização de alimentos. As seguintes dicas podem ser seguidas para que se possa reduzir a exposição aos agrotóxicos:
- Prefira alimentos da época - elas recebem menos estímulo de substâncias químicas para se desenvolverem e chegarem até o mercado;
- Lave bem a superfície dos alimentos, com água corrente e deixe de molho em solução de água com vinagre;

Mais sobre o combate aos agrotóxicos

Lançado em 2011, o documentário “O veneno está na mesa” foi dirigido por Silvio Tendler e alerta para o uso dos agrotóxicos na agricultura no país. O filme mostra que muitos dos venenos foram banidos em vários países e continuam sendo usados no Brasil. Com 50 minutos de duração, o filme faz um retrato sobre o contexto de ação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.


Postar um comentário

0 Comentários