Header Ads Widget

Estação de carregamento para celular com energia solar é montada no Recife Antigo

Recarregando o celular. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press


Tem coisa mais chata do que precisar do celular para fazer uma ligação urgente e perceber que o aparelho está descarregado? Ou estar visitando uma cidade nova e na hora daquela foto especial notar que sua máquina está sem carga nenhuma na bateria? Pensando nisso, a SiliconReef, em parceria com o C.E.S.A.R. e a Secretária de Turismo do Recife, inaugurou na tarde desta quinta-feira (19) um quiosque que recarrega gratuitamente até seis aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo. E o melhor, todos os carregadores utilizam energia solar, que é uma fonte limpa e barata.

A estação foi instalada na esquina da rua Bom Jesus com a Praça do Arsenal, em frente ao Museu Arqueológico, no Recife Antigo. O local possui dois pontos mini USB, um USB, um para Iphone 4 e dois para Iphone 5 e oferece ainda proteção ao sol, a chuva, lugar para sentar e acesso reservado e facilitado para cadeirantes. Os carregadores funcionam através da captação da energia solar por uma célula colocada em cima do teto do quiosque. Essa energia é transformada em elétrica e armazenada na estação através de uma bateria, assim, as recargas podem acontecer mesmo a noite ou em dias chuvosos e nublados.

“Nosso sistema tem cinco dias de autonomia. Ou seja, se tivermos cinco dias de chuva, ainda assim teremos carga para os aparelhos e o número de usos durante o dia é ilimitado, afirma Marília Lima, CEO da SiliconReef.  Ela explica que a tecnologia chegou à Porto de Galinhas no início deste ano e foi aprovada pelos usuários de imediato. “Em maio, a cidade sofreu um apagão que durou cerca de cinco horas. Neste período, a estação foi a solução para quem ficou com o celular sem bateria. Teve até fila para usar”, completa.

Inicialmente, o quiosque de carregamento solar atenderá os usuários do Recife Antigo durante dois meses, mas poderá ficar por mais tempo. Isto porque terá um modelo de negócios parecido com as estações de aluguéis de bicicletas, sucesso no Recife e em várias cidades do Brasil. “ Esperamos encontrar um patrocinador para bancar a manutenção da estrutura. Em contrapartida, oferecemos a propaganda no equipamento. O uso, contudo, deverá ser sempre gratuito para os usuários”, detalhou Marília. A ideia poderá ser replicada em outras capitais, a depender do interesse de empresas. “Já temos um pedido para montar o quiosque em Jaboatão dos Guararapes.”

Em relação a segurança dos usuários, Marília Lima esclarece que o quisque foi montado em frente a um ponto da Policia Militar e que na experiência de Porto de Galinhas não foi relatado nenhum roubo. “Até em relação aos cabos, não tivemos grandes problemas. De dois em dois meses, alguém tenta levar um dos carregadores, mas aqui fizemos um projeto de forma a deixar isso ainda mais difícil”, completa. A estrutura já está aberta e em funcionamento 24 horas.

Leia mais em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2014/06/19/internas_economia,511357/estacao-de-carregamento-para-celular-com-energia-solar-e-montada-no-recife-antigo.shtml

Postar um comentário

0 Comentários