Header Ads Widget

Viola e pandeiro aportaram no Centro Cultural em meio a muita poesia.



O Centro Cultural é uma "casa" onde a cultura popular reinar e desta feita quem reinou por lá foi poesia cantada. O local de muitas artes abrigou por uma noite o I Encontro de Poesia Popular, evento cultural promovido pelo Café Literário. Nos versos do Repente de Ivanildo Vila Nova da cidade de Gravatá e Raulino Silva da cidade de Caruaru e também na poesia da embolada de Zé de Teté, coquista aqui de Limoeiro, tivemos muita cultura popular para a apreciação de bons ouvintes, afinal este não foi qualquer evento e sim um evento para amantes da cultura nordestina. Quem veio ao Centro Cultural se propôs a escutar as mais belas poesias na forma de repente. Criticas e vivências do dia á dia foram mostradas ao som da viola caipira que nos remetem a um sertão distante onde as rádios locais davam espaço a poesia cantada.

Nos versos da viola as pessoas paravam para ouvir detalhadamente cada estrofe de uma cultura tipicamente nordestina, mas não só de ouvir vive os presentes e foi tão tal que o espaço a ele foi cedido e quem desejasse poderia pedir algum verso com a palavra que desejasse que os repentistas se incumbiam de improvisar. A grata surpresa da noite ficou por conta de Sérgio Ricardo que fez uma apresentação surpresa cantando sextilhas com Ivanildo Vila Nova e mostrando que tem talento, surpreendendo até o experiente Ivanildo. Os organizadores envolveram o público presente com sorteios de brindes e um violão, doado pela loja Rota Musical, e este teve como ganhador o ator limoeirense Charlon Cabral. Além dos dois violeiros citados acima, tivemos a presença de um rei, isso mesmo, o rei do coco Zé de Teté que através de sua poesia "embolada" cantou em seus versos uma cidade dos sonhos onde tudo é possível. 

A realização do evento foi feito pelo Grupo Café Literário e teve todo o apoio da Secretária de Cultura e Juventude de Limoeiro. Em uma mesa ficaram expostos os trabalhos dos repentistas e do coquista limoeirense. Além dos discos dos artistas tivemos foram colocados para visitação e também compras trabalhos da literatura de cordel do escritor Maciel França que faz parte do Café Literário. Sérgio Ricardo também membro do Café Literário fez as honras da casa e apresentou as atrações falando um pouco do que é o Café Literário. Marcaram presença no evento o vereador Luis do Matadouro, Jeová Santiago, da Rota Musical, Manoel de Biu das Jóias, Nilson Modas, Ailton Lemos, Roberto Galvão, Tenente Lima, do Corpo de Bombeiros, Prof°. Ferreira, apresentador do programa Agenda Geral, o poeta-embolador Vem-Vem da Floresta, de Feira Nova, Gena Barbosa, entre outros. Foi um evento que deleitou os amantes da poesia, e importante para o resgate e preservação da cultura popular do nordeste.


Confira mais fotos cedidas por Fernando Oliveira











Postar um comentário

1 Comentários

  1. Tive a oportunidade de estar presente a esta noite muito especial, ver Ivanildo Vila Nova foi a realização de um sonho. A apresentação da prata da casa, nosso Zé de Teté também não ficou devendo nada a dos visitantes. Espero que os amigos do café literário continuem inspirados.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.