Header Ads Widget

Friozinho do ar-condicionado pode ajudar a emagrecer; entenda como



Polêmico nos escritórios, o friozinho do ar-condicionado pode ajudar a emagrecer. É o que indicam pesquisadores holandeses em um estudo publicado na revista americana Trends in Endocrinology & Metabolism. Segundo eles, ao permanecer em ambientes frios, o organismo gasta mais energia para manter o metabolismo em equilíbrio, o que provoca a perda de peso. Por isso, acostumar-se com as baixas temperaturas pode ser uma forma de levar vantagem na luta contra a balança.

Wouter van Marken Lichtenbel, um dos autores da pesquisa e professor do Departamento de Biologia Humana da Universidade de Maastricht Medical Center, conta que a ideia surgiu durante uma pesquisa relacionada à temperatura corporal. “Cerca de 10 anos atrás, comecei a estudar a exposição ao frio ameno. Primeiro, analisei o gasto de energia de todo o corpo. Quando observamos a termogênese (produção de calor no corpo), olhamos para o tecido que foi um dos responsáveis por esse equilíbrio em humanos adultos, o tecido marrom adiposo”, explica.

Foram selecionados, então, voluntários que ficaram seis horas por dia em ambientes frios. Após 10 sessões sob baixa temperatura, os cientistas notaram um aumento do tecido adiposo marrom e que os voluntários se acostumavam com o ambiente à medida que a temperatura abaixava (veja infográfico). “Mostramos que, quando você se adapta a esses períodos frios para produzir calor, o corpo aumenta a quantidade de gordura marrom, que queima a gordura (ruim) acumulada”, observa Marken.

Segundo Lúcio Vilar, chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já havia uma desconfiança de que o aumento da gordura marrom auxilia a queima de calorias extras. A relação, no entanto, ainda não tinha sido foco de estudos na área. “Ainda assim, temos tratamentos que utilizam a premissa do frio como auxiliar de queima de gordura”, pondera.

Postar um comentário

0 Comentários