Header Ads Widget

Entenda o que é e como se tratar de uma Infecção Intestinal.



É bastante comum as pessoas desenvolverem infecção intestinal. Esta pode ser causada por uma variedade de agentes conhecidos e tanto adultos quanto crianças estão vulneráveis. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito de infecção intestinal considerando os seguintes tópicos:

O QUE É UMA INFECÇÃO INTESTINAL?
rotavirus sintomasInfecção intestinal é um mal muito comum de acontecer tanto em crianças quanto em adultos. Normalmente, não é algo que apresente muitos riscos para a saúde e é de fácil tratamento. Entretanto, muitas vezes a infecção intestinal está ligada a alguma doença mais perigosa, manifestando-se como um sintoma desta. Nestes casos deve-se tomar mais atenção.

A infecção intestinal pode ser causada por uma série de agentes diferentes como bactérias, fungos, parasitas e vírus. Em crianças é mais comum que a infecção intestinal seja causada devido à presença de algum vírus. O rotavírus é um dos mais importantes.

COMO SE ADQUIRE?
Uma infecção intestinal é ainda mais comum de acontecer no verão. Isto porque, o consumo de alimentos estragados e/ou contaminados é mais frequente. Diversos microrganismos encontram no verão mais facilmente a temperatura ideal para se multiplicar. Assim, muitos alimentos, quando deixados em temperatura ambiente no verão acabam contaminados devido à multiplicação destes microrganismos. As bactérias são os agentes mais encontrados em alimentos contaminados. Casos de infecção intestinal causadas por bactérias do gênero Salmonella ou E. Coli. são os mais frequentes.

Além da infecção através de alimentos contaminados, também podem ocorrer casos de infecção devido a hábitos de higiene incorretos. Por isto, é extremamente importante lavar as mãos após ir ao banheiro. Outra forma muito comum de se adquirir uma infecção intestinal é através de água contaminada, portanto, não se esqueça de que água somente filtrada ou fervida. Com estas medidas fica mais difícil contrair uma infecção intestinal.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
infecção intestinal sintomasApesar das diferentes causas devido à variedade de agentes, os sintomas de uma infecção intestinal costumam ser bastante parecidos. A grande maioria das pessoas, quando contaminada por algum microrganismo começa a apresentar dor na região abdominal, febre, mal estar, dor de cabeça e diarreia.

Devido à intensa diarreia que ocorre nos casos de infecção intestinal, as pessoas costuma ficar muito desidratadas. Este é um dos principais fatores de risco, principalmente quando ocorre em grávidas, em bebês ou em idosos, pois nestes períodos de vida a desidratação é ainda mais forte.   Portanto, é bom tomar muita água e soro caseiro nesta situação.

Relatos retirados da Internet

“Sinto uma dor muito forte na barriga…”
“A dor já me acompanha a dias…”
“Sinto umas pontadas na “boca do estomago”, dói bastante”
“O Rotavírus me pegou, fiz uma semana de tratamento a base de muita hidratação”


COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico de uma infecção intestinal é feito basicamente através de uma coprocultura. A coprocultura é um exame de fezes no qual se realiza a busca de certos microrganismos. Deve ser realizado com as fezes ainda frescas e, normalmente, busca-se pelos seguintes agentes: Salmonella spp, Escherichia coli enteropatogênica clássica, Shigella spp., Yersinia enterocolítica, Aeromonas spp. e Plesiomonas spp.

Caso haja a necessidade o exame pode ser ainda mais completo e, então, realiza-se a busca por outros agentes. Quando há a certeza de que se trata de um caso de infecção intestinal, deve-se logo dar início ao tratamento adequado.

COMO É O TRATAMENTO?
Durante o tratamento deve se beber muita água. Como a infecção intestinal pode ser causada por bactérias, fungos, parasitas e vírus, por exemplo, o medicamento indicado para o tratamento varia de caso para caso. Por isto, é extremamente importante a ida ao médico assim que os sintomas derem início. Somente após exames e análises você terá certeza do seu diagnóstico e saberá qual é o medicamento certo para o seu tratamento.

Durante o tratamento de uma infecção intestinal é importante seguir uma dieta rica em legumes, verduras e frutas. O uso de medicamentos e a dieta equilibrada serão as principais armas contra uma infecção intestinal. O repouso também é muito indicado.

Mantenha sempre bons hábitos de higiene e beba somente água filtrada ou fervida. Tenha atenção aos alimentos que você está ingerindo para evitar futuras complicações. As medidas para se evitar uma infecção intestinal são bem simples. Basta que você as siga e não ocorrerão problemas na sua saúde. Sempre que algo estiver errado consulte um médico especialista para receber o tratamento adequado.

Postar um comentário

0 Comentários