Imagem meramente ilustrativa |
“ É preciso que a sociedade amplie sua consciência quanto à importância destes ambientes para que perceba a relação danosa que vem construindo, e que a partir de um estudo com maior clareza por meio de uma visão sistêmica dos processos naturais, sociais e econômicos, possa estabelecer novos paradigmas que garantam a sustentabilidade da vida. “ Com esta fala a pedagoga e consultora Rosejara Ramos do projeto Escolas Em Movimento Sustentável abriu a oficina de metodologia na tarde do dia 28 de agosto, última quarta-feira, em João Alfredo, município do agreste setentrional de Pernambuco, nas dependências da Escola de Referência Em Ensino Médio Professora Jarina Maia. Na oportunidade, professores, estudantes , representantes de ONGs e do governo municipal participaram ativamente da oficina de metodologia voltada para educação ambiental.
Nesse sentido, a experiência exitosa vivenciada pelo projeto Tecnoquest aplicado na Escola Pentágono no Município de Limoeiro/PE foi apresentada aos presentes, bem como a experiência da metodologia aplicada no projeto CEAV – Centro de Educação Ambiental Vivenciada, demonstrou que a implantação do projeto Escolas Em Movimentos Sustentáveis configura as condições necessárias para aplicação da gestão da Política Nacional de Educação Ambiental, atendendo ainda Lei Federal 9.795 de 27 de abril de 1999, fortalecendo os processos existentes nessa direção na sociedade brasileira.
O projeto Escolas Em Movimento Sustentável objetiva qualificar professores e técnicos, distribuídos entre escolas dos municípios do agreste setentrional de Pernambuco, técnicos da Gerências Regionais do Vale do Capibaribe, técnicos das Secretarias Municipais de Educação dos municípios, enfocando a disseminação do Projeto Escolas em Movimento Sustentável (contemplando as estratégias utilizadas no TecnoQuest e no CEAV), como plano piloto nas Escolas de Referência de Tempo Integral, contemplando a formação interdimensional (aprender a aprender,aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer), o protagonismo juvenil e o projeto de empreendedorismo que formam a base do ensino ministrado nas mesmas.
A iniciativa recebe o incentivo da SEMAS – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e tem como proponente o Centro de Criação Galpão das Artes, que estabeleceu parceria com o Colégio Pentágono e se estenderá até o próximo ano. A próxima cidade que o projeto chegará será Cumaru.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.